.

.

.

.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Carta aberta de Jorge Lacão

Jorge Lacão
«Dirijo esta carta aberta aos cidadãos de Santarém, no momento em que tomei a decisão de não me recandidatar em sua representação, nas próximas eleições legislativas.
Foi uma decisão emocionalmente difícil, depois de muitos anos de representação democrática e sucessivas eleições em que o povo me deu a honra da sua confiança.
Mas há sempre um momento, mais tarde ou mais cedo, em que importa saber quando chega a nossa hora. Para mim, na relação politica com o círculo eleitoral de Santarém, a hora de renovação chegou. E chegou, sobretudo, por ter consciência que o desempenho, muito absorvente, de funções governativas nos últimos seis anos me retirou as condições de proximidade que sempre reputei essenciais para o desempenho condigno da função de Deputado.
Quem conhece de mais perto o meu pensamento sobre o funcionamento do nosso sistema politico sabe que de há muito defendo a sua reforma no sentido da maior personalização e responsabilidade dos mandatos, numa relação de maior proximidade entre eleitos e eleitores. É essa relação de proximidade que as circunstâncias dos últimos anos não me permitiram cultivar com a mesma exigência de sempre e, por isso, entendi que para retomar um novo ciclo de confiança nada melhor do que favorecer a renovação.
Há, porém, algo que quero deixar expresso através desta carta aberta aos eleitores. Algo que guardarei para sempre na minha memória e no meu coração – o orgulho que sempre senti ao saber-me referenciado por toda a gente como Deputado no Ribatejo. Nesta ligação profunda ao Ribatejo – a partir de Abrantes, terra que me viu crescer – se fez muito da minha trajectória pública. E através dela pude acompanhar e tantas vezes (tantas, que seria ocioso querer elencar agora) influenciar decisões que ficaram a marcar o progresso da região.
Acima de tudo isso há, porém, um bem maior: o valor do reconhecimento e da amizade que para sempre me ligarão às pessoas, na esfera pública e na esfera privada e, em muitos casos, bem para além das fronteiras partidárias.
Tal como tive ocasião de dizer aos meus companheiros de partido, no momento em que lhes comuniquei a minha decisão, e aqui reproduzo, há um motivo de orgulho que permanecerá comigo, o orgulho de poder assumir, perante todos, ter sido o valor exclusivo do serviço público que sempre norteou os meus actos e ser por ele que poderei ficar ligado, mesmo que modestamente, à história democrática do distrito de Santarém.
Despeço-me, pois, com um sentimento algo ambivalente. Menos o de quem parte e mais o de quem fica – de quem fica para sempre ligado às raízes, às memórias, às amizades e, também, ao resultado do seu trabalho. E, igualmente, a muitos momentos decisivos da construção da nossa democracia, mesmo que agora tais momentos pareçam de menor significado faca às dificuldades do presente.
Nesta hora quero simplesmente agradecer a todos a honra que deram em terem-se permitido representá-los.
Agradecer aos que sempre votaram em mim, aos que algumas vezes votaram em mim e aos que nunca votaram em mim mas sempre, em toda a parte, me acolheram bem.»

Com a devida vénia ao semanário “O Ribatejo” do qual transcrevemos na integra a “Carta aberta aos ribatejanos” de Jorge Lacão, publicada na edição de: 21.04.11

Sem comentários: