.

.

.

.

terça-feira, 29 de março de 2011

Mais de 800 mil já preencheram Censos na Internet


Às 9h00 de ontem, uma semana após o inicio da resposta aos Censos pela Internet, registaram-se cerca de 815 000 alojamentos entregues, o que significa aproximadamente 2 milhões e cem mil pessoas recenseadas“, avançou o INE.
Pela primeira vez na história do recenseamento da população e da habitação é possível responder ao inquérito através da internet.
A maior operação estatística do país arrancou a 7 de março, dia em que milhares de recenseadores começaram a distribuir porta a porta os questionários. No total, o INE espera conseguir contactar cerca de 10,7 milhões de pessoas, quatro milhões de famílias, seis milhões de alojamentos e 3,6 milhões de edifícios.
Através da página dos Censos 2011 na internet é possível entregar os inquéritos até 10 de abril. Já os questionários em papel podem ser preenchidos até 24 de abril, último dia para os recenseadores recolherem os documentos nas residências.
Quem tem dúvidas na elaboração do questionário pode pedir ajuda aos recenseadores (identificados com coletes amarelos), recorrer à página do INE ou ligar para a linha telefónica gratuita 800 22 20 11. A presidente do INE, Alda Carvalho, recorda que as respostas são obrigatórias e confidenciais. Para garantir a confidencialidade, os dados são encriptados e protegidos “pela mais moderna tecnologia nesta área”. Segundo a legislação, o não preenchimento dos inquéritos pode resultar em multas que vão dos 250 aos 3.740 euros.
O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação vai permitir ter informações tão variadas como onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm. As estatísticas são essenciais para conhecer informações como quais as zonas do país que necessitam de mais escolas, creches e lares de idosos ou quais as regiões com mais carências de vias de acesso e hospitais ou como distribuir os fundos pelas câmaras municipais.
De acordo com a informação disponível, são já residuais os casos de alojamentos que não receberam a documentação. A essas pessoas, o INE solicita o contacto para a respectiva Junta de freguesia; o recenseador da área fará a respectiva entrega.
«Lusa»

Sem comentários: