.

.

.

.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Inventor da máquina de semear tomate tem 90 anos e quer agora fazer o 9.º ano

Escola Profissional de
Salvaterra de Magos
João Vieira tem 90 anos, e desde a passada quarta-feira, resolveu propor-se completar o 9.º ano de escolaridade, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência (RVCC), no Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM).
É, segundo temos conhecimento, a pessoa mais velha do país a frequentar o Programa Novas Oportunidades.
Natural de Muge, mas a viver desde 1960 em Benavente, João Sabino, como é mais conhecido, tem um currículo invejável. Desde há muitos anos que escreve poesia, o que lhe permitiu publicar quatro livros de poemas e até a sua própria autobiografia, intitulada “A minha história”.
João Sabino foi feitor na Mata do Duque e Director de Serviços Agrícolas no Fomento da Indústria e do Tomate.
No seu currículo de vida, destaca-se a invenção – pelas suas próprias mãos - de uma máquina de semear tomate. O êxito foi de tal ordem que chegou a ser o maior produtor europeu de tomate. Houve um ano em que conseguiu produzir 13 milhões de quilos. O enorme sucesso que teve com esta invenção, rapidamente galgou fronteiras, e acabou por vender a patente desta inédita máquina agrícola a produtores italianos.
Questionado sobre a educação e formação de adultos, João Sabino defende que deverá sempre haver uma simbiose entre o mundo do trabalho e a escola.
João Sabino tirou a antiga 3.º classe quando tinha 34 anos, numa escola que existia na Mata do Duque, em plena Charneca. Hoje, a caminho dos seus 91 anos de idade, prepara-se para completar o ensino básico.
João Sabino está a ser acompanhado no processo pela profissional RVC Bárbara Neves e a ser supervisionado pedagogicamente pela coordenadora Filipa Fonseca.

Sem comentários: