.

.

.

.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acredito que Mário Santiago vai começar a ser um «homem e um presidente» mais tolerante

Por: António Centeio
OPINIÃO

O presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, Mário Santiago pelo desempenho e atitudes que está a levar a efeito no órgão a que preside começa a ser admirado por uns e detestado por outros.
Como nos disse numa curta conversa (privada) que tivemos recentemente: «um politico que não é falado é um político que não presta». Falta saber em que sentido devemos ser falados.
Mário Santiago começa a ser fortemente criticado por muitos alpiarcenses (basta ouvirmos certas pessoas e conversas) como pela bancada da oposição que o examina como uma pessoa «mal formada» porque «não é vertical como se considera» em virtude de interromper uma «Assembleia quando algo não lhe está a correr bem, ou para dar um "puxão de orelhas" com ameaças expressas aos membros da oposição» logo «não é bem formado» porque «quem diz alto e bom som, numa assembleia eleita pelo povo, que "quem manda aqui sou eu"».
Está na memória de alguns intervenientes as «discussões acesas» havidas entre Mário Santiago e Graciete Brito, ao ponto do presidente ter sido “alcunhado” de «mal-educado».
Usando uma frase de um artigo publicado ontem neste jornal «Se o Senhor Presidente da Assembleia merece tantas críticas é porque o seu comportamento não é o mais adequado ao lugar que ocupa e muito menos é sinónimo de verticalidade» para acrescentar «infelizmente, a CDU não escolheu bem. Efectivamente, o Senhor em questão não tem valor para o lugar que ocupa e a CDU deveria ponderar seriamente se não o deveria aconselhar a suspender as suas funções, sob pena de ainda serem mais penalizados do que já estão a ser».
Se tomarmos em atenção a veracidade dos factos, porque parte do narrado é indesmentível, conclui-se que Mário Santiago tem a “cabeça a prémio” e começa a ser uma “persona nom grata” ao ponto de poder criar nos próximos tempos conjunturas delicadas, tais como: o abandono das bancadas da oposição em plena sessão da assembleia. A acontecer em nada abona a favor da democracia e muito menos para com a CDU.
Citando outro leitor: «isto acontece porque Mário Santiago por formação não tolera certos “exageros” (como se os exageros da oposição sejam ou devam ser considerados um impedimento).
A sua “rigidez e a sua intolerância leva-o a que seja considerado «um presidente incómodo não só para com o PS como também até para a própria CDU, coligação esta que o elegeu».
Não acreditamos de forma alguma que as atitudes de Mário Santiago sejam uma vingança para com os socialistas para lhes lembrar que no tempo de Rosa do Céu foi imposta aos comunistas a ”Lei da Rolha”.
A ser verdade então algo está mal porque a “vingança” não é boa conselheira.

Mário Santiago
O “busílis” da questão, no nosso ponto de vista, está: na falta de flexibilidade e na “rigidez” de Mário Santiago.
Para que tudo funcione da melhor forma e as relações sejam abertas proporia a Mário Santiago que fosse mais flexível e menos rígido mas acima de tudo mais tolerante, tolerância esta que o presidente não é grande adepto criando assim todos estes confrontos que em nada beneficia as partes envolvidas.
Um politico deve ser «falado» pela positiva e pela negativa mas no que tem vindo a acontecer e a ser dito nos últimos tempos, quer pela parte da oposição como de muitos alpiarcenses, é que o politico Mário Santiago está só a ser falado pela negativa.
Não desejamos isto para Mário Santiago nem gostamos que estas posições estejam a acontecer com frequência porque em nada beneficia quem foi eleito pelos alpiarcenses que acreditaram e acreditam ver as soluções de Alpiarça serem resolvidas e discutidas no bom senso e com a participação de todos.
Caro Mário Santiago” comece a ser menos rígido e mais tolerante e vai ver que tudo se compõe para passar a ser «falado» e conhecido com um «homem tolerante» que ao contrário de Rosa do Céu, não impõe a ninguém a “Lei da Rolha” e passará a deixar de ser um «homem mal educado e arrogante» para ser o «nosso presidente» em que todos acreditam e confiam.
Eu confio que vai ser mais tolerante!
Prove-nos a todos que vai começar a ser um «homem e um presidente» mais tolerante.
Comece já amanhã, dia 25, na “Sessão Ordinária” que a Assembleia Municipal vai levar a efeito.

2 comentários:

VB disse...

Por norma o que leva a umas pessoas serem "intolerantes", "arrogantes" e aos olhos de alguns "mal formados ou mal educados" é a atitude dos demais. A postura de uns surge sempre em prol e resposta da atitude de outros. Parece-me que o Mário Santiago é uma pessoa extremamente bem formada, bem educada... em que o único erro foi ter-se deixado, ate certa altura, levar pelos "conselhos" do mr Osorio e seus demais "amiguinhos". Mário Santiago ainda tem muito para dar à nossa autarquia, bem como outras pessoas que foram afastadas pelo Gang Comuna, o tempo que o criticam, parece-me pertinente fazer-lhe ver que tem de ter mais calma realmente, e que dessa forma teremos o melhor Presidente da Assembleia Municipal que alguma vez Alpiarça já teve. É um Homem de personalidade, personalidade que tem vindo a faltar a outros "orgãos autárquicos" que se demonstram apáticos e completamente esquecidos...

Anónimo disse...

Seriam outros tempos certamente, até com mais eleitos, (nessa altura eram "membros ou vogais da assembleia municipal" agora pomposamente são os "senhores deputados municipais" designação que não existe em parte alguma da Lei de Atribuição e Competências das Autarquias Locais, mas enfim, há anos que alguns socialistas se batiam por esta designação e Mário Santiago e a CDU fizeram-lhes a vontade), mas nesta hora que se fala em firmeza, arrogância e intolerância não posso deixar de fazer uma justa homenagem ao Presidente Fernando de Almeida Loureiro. Talvez alguns "deputados municipais" de agora se fosse nessa altura, mesmo mandados por um homem com a simples 4.ª classe tivessem de andar na linha. Ali não havia doutores, nem engenheiros, nem cdus, nem pêésses, os tempos eram contados e respeitados e todos tratados por igual.