.

.

.

.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Promulgado diploma que põe fim à Área de Projecto e Estudo Acompanhado

Ramiro Marques
Cavaco Silva promulgou o diploma do Governo que altera a matriz curricular do ensino básico e secundário. Entre as alterações, já incorporadas na Lei do Orçamento para 2011, está a extinção da Área de Projecto, quer no 2º e 3º CEB quer no 12º ano, e alterações substanciais ao Estudo Acompanhado que passa apenas a ser oferecido em casos especiais.
O diploma do Governo mereceu parecer negativo do Conselho Nacional da Educação. Fontes do Governo afirmam que foram incorporadas no diploma algumas recomendações.
Com a entrada em vigor da nova estrutura curricular, prevista para Setembro de 2011, e a aprovação do Despacho de organização do trabalho nas escolas, que aponta para reduções substanciais no crédito horário das escolas e a incorporação na componente não lectiva das horas antes atribuídas aos cargos e projectos, admite-se a existência de milhares de horários zero a partir de Setembro de 2011.
Falta saber se, para além do fim dos pares pedagógicos na disciplina de EVT, o ME acaba também com o desdobramento das turmas nas aulas de Biologia e Química.
Certo é o corte substancial nas horas atribuídas aos planos tecnológicos das escolas.
A Fenprof diz que estas medidas vão lançar mais de 30 mil docentes no desemprego e acusa o Governo de fugir à negociação com os sindicatos



Sem comentários: