.

.

.

.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DA ARH-TEJO VISITA VALA DE ALPIARÇA E ETAR DE ALMEIRIM/ALPIARÇA

A Vala de Alpiarça vai ganhar nova vida com a entrada em funcionamento em breve do Sistema de Tratamento de Águas Residuais Intermunicipal de Almeirim e Alpiarça. As intervenções para requalificação do sistema custaram cerca de 3 milhões de euros e incluem um conjunto de modernos equipamentos para tratamento do saneamento, pondo fim às descargas de águas residuais directamente para a vala. Estas descargas para o afluente do Rio Tejo foram autorizadas pela ARH-Tejo enquanto decorrem as obra. A entrada em funcionamento do novo sistema deverá acontecer ainda no primeiro trimestre de 2011.
O Presidente da Administração Hidrográfica do Tejo (ARH-Tejo), Eng. Manuel Lacerda e os presidentes dos Municípios de Almeirim, Dr. José Sousa Gomes, e Alpiarça, Dr. Mário Pereira, visitam a ETAR intermunicipal Almeirim/Alpiarça na terça-feira, dia 18 de Janeiro às 14h30.
O responsável pela ARH-Tejo, entidade que tem como missão “proteger e valorizar as componentes ambientais da água e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos”, vai reunir com a administração da empresa ÁGUAS DO RIBATEJO e com os presidentes dos municípios de Almeirim e Alpiarça antes da visita à ETAR, estações elevatórias e a Vala de Alpiarça para onde será conduzida a água após o tratamento com os novos equipamentos.
A empreitada de execução do Subsistema de Saneamento Almeirim/Alpiarça iniciada em Abril de 2010 inclui a construção/requalificação dos seguintes equipamentos:
Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almeirim e Alpiarça.
Emissários e Sistema Elevatório da Zona Industrial de Alpiarça.
Estação Elevatória de Alpiarça e Emissário e Sistema Elevatório de Casal dos Gagos.
Estação Elevatória de Fazendas de Almeirim, Frade de Cima e Frade de Baixo.
Estação Elevatória de Frade de Baixo.
Estação Elevatória de S. Roque, em Almeirim
A ETAR de Almeirim e Alpiarça serve estas duas sedes de concelho e ainda os aglomerados de Fazendas de Almeirim, Frade de Cima e Frade de Baixo. A estação está preparada para servir 26 mil pessoas.
As águas residuais afluentes à ETAR são provenientes de 3 estações elevatórias, EE S. Roque, em Almeirim, EE de Alpiarça e EE de Fazendas de Almeirim, Frade de Cima e Frade de Baixo.
 *Ponto de encontro será na entrada da ETAR às 14h30. Na EN 118 (Almeirim-Alpiarça), após a localidade da Gouxaria, devem virar à direita (há sinalética a indicar). Qualquer dúvida podem ligar tel: 927 803 302

Sem comentários: