.

.

.

.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidente da ARH do Tejo diz que ETAR de Almeirim/Alpiarça é um equipamento de topo

O presidente da Administração Hidrográfica do Tejo (ARH-Tejo) considerou esta tarde que o Sistema Intermunicipal de Saneamento Almeirim/Alpiarça representa um passo de gigante no projecto de requalificação e valorização da Vala de Alpiarça. Manuel Lacerda falou durante uma visita técnica à ETAR intermunicipal na tarde de terça-feira, 18 de Janeiro, em Alpiarça.
“Temos uma ETAR da primeira divisão que vai tratar com qualidade os esgotos de Almeirim e Alpiarça. Estamos preparados para continuar a intervir na defesa da Vala de Alpiarça. Estão em curso vários projectos e candidaturas apresentados pelos municípios de Almeirim e Alpiarça”, referiu o responsável que estava acompanhado pelos presidentes dos dois municípios.
As obras do sistema intermunicipal custaram mais de 4,2 milhões de euros (valor de todas as intervenções) e foram realizadas em menos de um ano.
Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça recordou que o protocolo que firmou o compromisso entre os municípios, a ÁGUAS DO RIBATEJO e a ARH Tejo, foi assinado a 16 de Outubro de 2009.
Dezasseis meses depois, a obra está quase concluída e “já existe esgoto a ser tratado na ETAR”. O autarca considerou que com esta obra da ÁGUAS DO RIBATEJO fica garantido o tratamento da quase totalidade do esgoto produzido no concelho de Alpiarça. Mário Pereira valorizou as vantagens que resultam para a Vala de Alpiarça e frisou que a parceria com Almeirim permite resolver o problema dos dois concelhos com custos mais reduzidos.
O presidente do Município de Almeirim, José Sousa Gomes, que é também presidente do conselho de administração da ÁGUAS DO RIBATEJO, sublinhou a importância deste investimento para os dois municípios e realçou a amplitude e a qualidade da intervenção.
A ETAR, que tinha sido inaugurada há 10 anos, pelo agora Primeiro-Ministro, José Sócrates (na altura ministro do Ambiente), sofreu uma requalificação profunda que a transformou numa estação de primeiro nível e amiga do ambiente. “O consumo de energia é muito reduzido. Há um grande aproveitamento das fontes naturais”, explicou José António Moura de Campos, director-geral da ÁGUAS DO RIBATEJO.
O Sistema Intermunicipal de Saneamento Almeirim/Alpiarça está a entrar em funcionamento de forma progressiva ao longo do primeiro trimestre de 2011.
Com a entrada em funcionamento deste sistema deixam de ser feitas as descargas de águas residuais que estão em curso com a devida autorização da Administração Hidrográfica do Tejo (ARH-Tejo). Os “esgotos” serão tratados no sistema, sendo a água residual canalizada para o rio livre de fontes poluentes.
Este investimento decorre em simultâneo com uma obra de relevante importância no Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água de Almeirim/Alpiarça. Um conjunto de intervenções que custam 1,7 milhões de euros e irão servir os dois concelhos.
Os sistemas intermunicipais permitem economias de escala quer na concepção/construção dos equipamentos e infraestruturas, quer na sua manutenção. Almeirim e Alpiarça são um exemplo que será aplicado noutros municípios de modo a reduzir os montantes de investimento em obra e os custos de operação e manutenção.
A empreitada de execução do Subsistema de Saneamento Almeirim/Alpiarça iniciada em Abril de 2010 inclui a construção/requalificação dos seguintes equipamentos:
Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almeirim e Alpiarça.
Emissários e Sistema Elevatório da Zona Industrial de Alpiarça.
Estação Elevatória de Alpiarça e Emissário e Sistema Elevatório de Casal dos Gagos.
Estação Elevatória de Fazendas de Almeirim, Frade de Cima e Frade de Baixo.
Estação Elevatória de Frade de Baixo.
Estação Elevatória de S. Roque, em Almeirim
A ETAR de Almeirim e Alpiarça serve estas duas sedes de concelho e ainda os aglomerados de Fazendas de Almeirim, Frade de Cima e Frade de Baixo. A estação está preparada para servir 26 mil pessoas.
As águas residuais afluentes à ETAR são provenientes de 3 estações elevatórias, EE S. Roque, em Almeirim, EE de Alpiarça e EE de Fazendas de Almeirim, Frade de Cima e Frade de Baixo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Quem bem que ele fica na fotográfia!
O Sr. Vereador Mário Peixinho se tivesse um pouco de consideração de si próprio não teria ido a esta visita.
Tanto mal que falou das entidade Águas do Ribatejo. "Raios e curiscos" lançou. Ainda me lembro de o ouvir dizer, melhor - gritanto - em plena assembleia, mais ou menos por estas palavras: "...o melhor activo da câmara foi dado às águas do ribatejo...".
E agora Sr. vereador: Alpiarça teria, ou tem capacidade, de fazer tamanho investimento para o bem das populações? Tem capacidade para nos próximos anos substituir as condutas públicas de água?
Ser vereador não é só ser eleito. Aceito que desconhecia a forma de gestão pública, bem diferente da gestão privada, ou mesmo doméstica, mas isso não lhe é razão para não conhecer os processos e falar sem conhecimento, muitas das vezes emotiva, mas isso não lhe dá razão no cargo que ocupa.
Uma coisa é ser vereador da oposição, outra é ser vereador em executivo: se no primeiro pouco importa que não queira conhecer os processos, na segunda essa razão não se compadece com o cargo ocupado.
De um provérbio popular: "tenha cuidado para não morder a língua".

Anónimo disse...

O Marito anda sempre de braços caidos em concha. Tem de mostrar uma postura mais determinada, mais consentanea com o estatuto de Presidente de Câmara. Não há ninguém que o ensine a treinar a postura ?

Anónimo disse...

Bem... o Sousa Gomes tem os braços em concha para trás e tem-se aguentado nos destinos de Almeirim há carradas de anos. A postura que importa é a que se tem na vida e não a corporal!

Anónimo disse...

a postura corporal também é importante. vejam lá se os verdadeiros politicos não a treinam?

Anónimo disse...

a diferença é que o Sousa Gomes tem uma equipa atrás dele a trabalhar incansavelmente. Em Alpiarça, há um a trabalhar, dois a receber ordenado, e alguém a atrapalhar