.

.

.

.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A NOITE DAS FACAS LONGAS



Pouco me interessa saber se houve ou não “saneamentos políticos” na Câmara. O que sei, como todos sabem, é que um ex-encarregado após a tomada de posse dos actuais eleitos se transferiu com «armas a bagagens» para a Câmara Municipal do Cartaxo, como sei – todos sabem - que o antigo motorista de Rosa do Céu hoje é um singelo, mas competente, funcionário da autarquia mas que não exerce o cargo que lhe estava atribuído.
 Sei também - como todos sabem - que recentemente um ex-encarregado-geral foi “destacado” para “governar” o Parque de Campismo e a Reserva Natural” quando todos sabemos em que estado se encontra estas instalações camarárias para levar como conselho a seguinte “nota”  de um comentarista (?) em que afirma: «o encarregado tem tempo de repensar o seu modo de actuar e ainda vai a tempo de se emendar, Alpiarça e a autarquia precisam dele e ele sabe muito e pode transmitir os seus ensinamentos, assim o queira fazer de boa vontade...» - "A figura do “Encarregado Geral” na Câmara passou a ser uma “figura obsoleta” porque o assessor João Osório auxilia os vereadores na coordenação dos serviços externos"».
Mas também sei – todos sabem – que o ex-presidente Rosa do Céu não fez acontecer o que tem acontecido no burgo alpiarcense mesmo que o acusem de “ditador ou outros “nobres títulos” menos “santo”.
Sei – todos sabem –  que houve um funcionário com responsabilidades politicas e com um cargo relevante - hoje assessor do executivo da CDU  que se antecipou aos acontecimentos  com «armas a bagagens» para um outro organismo e fim de estar «longe e distante» de quem pensava vir a ser vitima de quem então tomou posse como “governante”  e sei também – como todos sabem – que o motorista então ao serviço presidencial nada lhe aconteceu nem perseguição alguma teve para pouco tempo depois se aposentar já que tinha «tempo de serviço suficiente»: Nem sequer deixou de ter ou não ter a graça da possível oportunidade de «ser colocado na prateleira».
Também sei - como todos sabemos - que houve outro funcionário por questões diferentes que foi dispensado dos seus préstimos por causa da «trapalhada dos sites pornográficos» como da salgalhada que ainda hoje estou ou estamos por saber como aconteceu porque nem tudo foi bem claro ou transparente.
 Transparente e claro foi o funcionário ter sido aposentado  como uma série de processos judicias “às costas” mas que hoje, felizmente, já se encontra a trabalhar no local de onde nunca teria saído.
Há em todo este “imbróglio” uma enorme parecença mas com contendas e situações diferentes e bens distintas.
Podemos é por simpatia política ou termos que «agradar a alguém» fazer ver aos menos crentes que «dantes ainda era pior».
Com tudo isto que aconteceu recentemente como aquilo que poderá acontecer, não considero que sejam «saneamentos políticos» mas nada me impede como nada me proíbe que não o possa pensar já que os indícios e os actos não são os mais correctos, a meu ver, claro!
Se fossem exactos poderia então dizer com todas as letras que estávamos na “Noite das Facas Longas” onde se levou a efeito um pequeno «ajuste de contas» com aqueles que viveram à custa das “ sombras do passado!
Supostamente não será como eu penso.
São apenas coincidências!
 Ainda bem!
«Há quem afirme que a História se repete só que muitas vezes os protagonistas dos acontecimentos invertem os seus papéis». ("A figura do “Encarregado Geral” na Câmara passou a ser uma “figura obsoleta” porque o assessor João Osório auxilia os vereadores na coordenação dos serviços externos")

4 comentários:

Anónimo disse...

«Há quem afirme que a História se repete só que muitas vezes os protagonistas dos acontecimentos invertem os seus papéis».

É preciso não esquecer uma funcionária que sempre deu o seu melhor como animadora cultural e desportiva (no primeiro mandato PS foi amplamente elogiada pela então vereadora do pelouro)e que depois, assim que a Dr.ª Vanda entrou foi desterrada para as piscinas.

Também era bom saber-se que um dia um miúdo defecou na piscina da câmara,a zona foi limpa e foi aumentada a quantidade de tratamento para impedir a propagação dos coliformes fecais, por via disso passadas umas horas alguns miúdos que foram para a piscina começaram a aparecer com os olhos vermelhos (menos de meia dúzia)e foram ao hospital levar uns pingos nos olhos, mas não ficaram com problemas gastrointestinais caso a água não tivesse sido tratada.

Este caso da defecação na piscina e tratamento da água aconteceu já depois do director das piscinas ter saído, mas queriam a cabeça a cabeça do homem, era preciso ter uma pega para o mandar à fava.

Felizmente, antecipou-se pediu transferência para Santarém e hoje até está noutra câmara.

Como vêem a História repete-se só que muitas vezes os protagonistas dos acontecimentos invertem os seus papéis e há coisas que nunca se vai saber como aconteceram, ou porque não foram investigadas ou porque se calaram ou porque fizeram como o "Bibi" mudaram o depoimento...

Anónimo disse...

Duvido que no tempo de Rosa do Céu os vereadores da oposição fossem sequer informados de mexidas nos encarregados. Mais, com a gestão Rosa do Céu os encarregados foram pura e simplesmente TODOS considerados como pesoal supérfluo, deixaram de reunir com o vereador responsável pelas obras municipais e as ordens eram dadas de forma avulsa e descordenada. Infelizmente é pena que não se saiba cá fora o autêntico caos em termos organizativos em que foram deixados os serviços municipais. É pena que não se saiba que a avaliação dos funcionários (obrigatória por lei) era coisa que não se fazia. É uma tarefa árdua para quem tem de gerir recursos humanos voltar a responsabilizar as pessoas, motivá-las a terem brio naquilo que fazem e consciencializá-los que muito do que há por fazer passa por isso mesmo.

Anónimo disse...

As duvidas do comenatirista das 23:23 minimamente à verdade porque não é como diz. Não sabe mas fique a saber que no tempo do RC todos os encarregados reuniam com um Vereador e com o proprio presidente

Anónimo disse...

E se o comentador não sabe, então devia ter mais tento na lingua. Pois se não sabe devia saber que quando o primeiro executivo do PS entrou para a Camara a primeira coisa que fez foi pôr no quadro 8 ou 9 funcionários que estavam à mais de 8 anos com contratos a prazo (perguntem ao Sr. Galo, que foi um deles, por exemplo, se não é assim). E que o tal motorista do anterior presidente da Camara quando saíu para a reforma levou com uma promoção por mérito para ter uma reforma melhor e como sabemos era e é do PC.
E se não sabe devia saber, que por exemplo o motorista, sr. Moita não era considerado motorista de transportes públicos, o que só então foi feito, por ser da mais elementar justiça, que também não era nem é do PS, nem lá próximo, como todos também sabem.
E há mais, muito mais. Para já ficamo-nos por aqui.
É tempo de repôr as coisas no seu devido lugar, na certeza de que nem tudo foi bem feito e que em democracia tudo é passível de discussão e crítica.
Só quem não faz nada é que não está sujeito a critica.

Só a verdade é revolucionária