.

.

.

.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ministério da Educação vai analisar encerramento das escolas?


Vanda Luciano,
Antropóloga


Considero preocupante e chocante, o estado em que está a educação. Antigamente, havia “educação”, coisa que as gerações vindouras e mais recentes têm vindo a perder. Muitas vezes culpa de uma sociedade apressada, que quer tudo para ontem e não tem tempo para dedicar e ensinar os mais jovens. È, no entanto, nossa obrigação enquanto pais, cidadãos, professores, políticos zelarmos pelos contribuintes do futuro. Então e se nós formos analisar os cortes que estão a fazer cegamente?
Ameaçam fechar escolas, não arranjam soluções e em vez disso, criam-se mais problemas, mais desemprego. Enfim, ainda me lembro de uma promessa eleitoral que dizia que iam potenciar creches, jardins-escola e mais escolas. Criaram-se mega-agrupamentos, esqueceram-se os mais pequenos, e fica tudo exactamente na mesma.
Todavia, pondera-se encerrar os privados, e vamos colocar os nossos filhos, onde? Os avós trabalham até aguentarem, pois as reformas são de miséria, nós ou trabalhamos ou não comemos, enfim isto é o efeito “bola de neve”. Caminhamos para o abismo?
Pergunto eu, aos nossos representantes: “o que andam a fazer á educação?”. O que andam a fazer aos contribuintes do futuro? Porque nos oneram desta maneira?
Não se admite tamanha pacatez face aos desenvolvimentos das questões da educação, nunca se viu tamanha descrença no sistema, nos professores.
Em conclusão, espero que tomem as rédeas deste ministério, que criem ideias sustentáveis, que sejam inovadores, que se esforcem, porque tudo começa com a educação. Não fechem escolas. Arranjem soluções de outro tipo, cortem nos vossos vencimentos principescos, pagos por nós e invistam no ensino, aqui fica a dica!
NR: Com a publicação deste artigo, Vanda Luciano começa a colaborar periodicamente com JA

Sem comentários: