.

.

.

.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A democracia alpiarcense em perigo por causa do “CENTRÃO”

Sónia Sanfona

CENTRÃO é sinal de uma possível mudança que está para acontecer em Alpiarça. A política e a democracia alpiarcense começa a navegar em “águas turvas” por causa do aparecimento do “CENTRÃO” nome este atribuído por um cidadão desconhecido mas que não deixa de ter uma certa lógica.

O “CENTRÃO” ainda não existe mas já começa a incomodar.
O “CENTRÃO” mais não é do que a possibilidade do aparecimento de uma nova coligação que está disposta a trabalhar para destituir quem foi eleito democraticamente e o "CENTRÃO" começa-nos a dar  instabilidade politica como se viveu no tempo de Vanda Nunes mas que teima em continuar porque as promessas não se cumprem.

Mário Pereira

Coligação” esta que será constituída pelas Concelhias do PSD e do CDS-PP podendo vir a contar com a participação activa do movimento cívico “Alpiarça é a Razão” que já sugere ao Executivo Camarário para aproveitar o “Ano Internacional do Voluntariado” que se comemora este ano de 2011, para «lançar as seguintes iniciativas todas com recurso a voluntários: - Erguer e Inaugurar a Estatua - Instalar Net sem Fios no Centro Cívico - Recuperar o Parque de Campismo - Construir as barraquinhas do Eco-Turismo - Limpar o Lixo - Limpar o Lixeiro-Mor - Limpar o Gabinete de Apoio - Ser Presidente por um dia (iniciativa a decorrer durante 365 dias por ano) com 365 voluntários» sugestão esta que a não ser conseguida o “CENTRÃO” mostrará que é capaz de levar a efeito o proposto como ainda fazer muito mais.
Nem mais nem menos porque sem transparência já basta o que os centristas fizeram sem dar conhecimento a quem os elegeu. O CDS-PP questiona Ministro da Administração Interna sobre o Posto da GNR de Alpiarça para apanhar-nos todos de surpresa com esta iniciativa. Foi um sinal que trabalham na retaguarda e estão a abrir caminho para o “CENTRÃO” como é  o trabalhinho que João Brito e Tiago Leite estão a fazer trabalho que “envergonha” as outras forças politicas locais, “vergonha” esta que dá alguma forma a quem diz estar a tratar de tudo mas que origina uma "Carta Aberta" à Sra. Governadora e ao Sr. Presidente da Câmara porque falam muito bem e desculpam-se com argumentos insólitos quando na verdade ser « governadora civil, não é só passear e andar nos croquetes. Também convém defender o interesse e segurança da população do distrito».

Tiago Leite
Já no caso do Sr. Presidente, «o povo elegeu-o e convém andar mais atento e nem sempre assumir que o que lhe dizem ao ouvido corresponde à verdade. Veja bem a equipa que o rodeia e conclua se está bem servido porque senão nas próximas eleições pode ter algum dissabor» dissabores estes que são a razão do “Cívico” não andar a dormir na parada porque Os vereadores do PS são interventivos e às vezes sem “papas na língua” e são estes dois eleitos que fazem chegar ao exterior aquilo que nós não sabemos, mesmo que algumas vezes possamos perguntar o QUE É FEITO DO MOVIMENTO “ ALPIARÇA É RAZÃO”? porque não dá sinal de vida.

É preciso uma Alpiarça segura e fazer cumprir certos direitos do cidadão porque os alpiarcenses continuam por saber Qual a entidade que é capaz de fazer cumprir os horários e acabar com o barulho dos “Bares”?  
Tudo continua na mesma porque «numa sociedade que subsume um sistema cada vez mais centralizador e burocratizado, a brecha entre governantes e governados é cada vez maior».
Acima de tudo é preciso  governar com verdade, transparência e sem demagogias. e cumprir-se o que foi prometido. Não se fazendo isto é natural que cada vez mais o “CENTRÃO” comece a tomar iniciativas que ninguém esperava.
É  preciso criar  uma Alpiarça segura para que os esforços  do “CENTRÃO” contribuam de forma a  que o concelho  volte a ser uma Vila tranquila e que de facto possamos ter uma vida de qualidade.

João Brito


O problema que se apresenta para o “CENTRÃO” é saber se não Seria Sónia Sanfona melhor presidente do que Mário... .

Curioso é: «um ano e alguns meses depois de Alpiarça ter sido conquistada pela CDU» começar-se a ver «uma clara mudança na mentalidade dos alpiarcense» que reclamam pelo regresso de uma possível candidatura de quem já foi considerada uma “Sereia” quando «há uns meses atrás ninguém  se "atrevia" a dizer aquilo que todos sabemos desde o inicio: que este executivo nada ia ser capaz de fazer com que Alpiarça renascesse da cinzas».
«Estranho povo este que tanto elogia Sónia Sanfona mas que a recusou e agora chama por ela como se fosse a única salvadora para que Haja quem nos salve ou que salve Alpiarça do marasmo... se encontra
Parece assim que o  “CENTRÃO” veio para ficar e fazer moças  à democracia implantada em Alpiarça.
“Todos os dias” os «centrões» nos surpreendem com novidades e clamam por “deuses ou deusas” que não existem mas que podem passar a existir como foi hoje publicado neste jornal O PS pode voltar a ser a força politica de referência no concelho.
Sendo assim é bom para todos os alpiarcenses.

5 comentários:

Anónimo disse...

A política do CENTRÃO governou Alpiarça durante 12 longos anos. implementou, a arrogancia, a vaidade, o novo riquismo, silenciou o povo na Assembleia Municipal, favoreceu a clientela de amigos, nas escolas, nas obras, nos empregos na Câmara, cultivou desigualdades, descriminou, enxovalhou, usou, espezinhou, naturais honrados desta terra, endividou como todos sabemos a Autarquia.
Como sanção pela política desastrosa económica e anti - social em Alpiarça 4 dos respectivos responsáveis foram condenados através de nomeações de brutos tachos.
ESTA É A POLÍTICA DO CENTRÃO !!!

Anónimo disse...

Esta é a verdade nua e crua. Promoção a POST sff

Afirmar que o CENTRÃO põe a democracia em perigo é porque PS/PDS/CDS alpiarcense não são democratas e provavelmente não são.

Basta ver como se comportaram com A Assembleia Municipal onde calaram a voz ao POVO.

Anónimo disse...

Mas Alpiarça alguma vez teve democracia?
Como pode estar em perigo uma coisa que nunca existiu?
A democracia é apenas o acto de votar de quatro em quatro anos?
Pois é a democracia é uma forma de ser estar na vida que se traduz na tolerância com a diferença de opiniões na forma de ver e analisar os problemas que afligem a nossa terra.
A democracia é compreender que todos os alpiarcenses querem o melhor para a sua terra,embora por vias diversas,sem este facto os torne inimigos uns dos outros.
A dicotomia entre quem não é por mim é contra mim sempre foi a práxis politica em Alpiarça desde as primeiras eleições autárquicas.
É certo que ninguém foi detido em Alpiarça por delitos de opinião, nem isso era legalmente possível, mas quantos alpiarcenses foram profissionalmente prejudicados porque emitiram opiniões incomodativas ao poder autárquico instalado?

Anónimo disse...

Isso não aconteceu só com os comunistas no tempo dos socialistas foi o mesmo. Parece que uns e outros têm o seu Tribunal do Santo Ofício ou Santa Inquisição.

Anónimo disse...

Até parece que os comunistas não fizeram o mesmo, favoreceram toda a sua clientela, politica, na aquisição de lotes de terreno para construção, na implentação do PDM, onde foram ampliadas as zonas urbanas, para que alguns dos seus camaradas podessem, fazer loteamentos, para não falar da pouca vergonha de perseguirem, pessoas que não se identificam com a sua linha politica, dos concursos para admissão de pessoal...