.

.

.

.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Riqueza produzida este ano está toda hipotecada ao exterior

O endividamento ao exterior continua a pesar mais de 100% do PIB, mostram dados do Banco de Portugal.

Toda a riqueza produzida este ano continuaria a não chegar para liquidar a dependência do País, mostram os dados divulgados hoje no Boletim Estatístico do Banco de Portugal. Ainda assim, a posição de investimento internacional portuguesa - um bom indicador do endividamento do país ao exterior - melhorou em Setembro, quando comparada com o mesmo mês do ano passado.

Em Setembro deste ano, o endividamento de Portugal lá fora chegava aos 180.098,4 milhões de euros, o equivalente a 104,3% da riqueza total que o Governo estima que seja produzida em 2010. Comparado com a posição no final do segundo trimestre, verifica-se uma ligeira melhoria de 0,6% - um valor abaixo dos progressos feitos de Março para Junho, quando o endividamento ao exterior caiu 1,9%. Face a Setembro de 2009, a melhoria foi ainda mais curta, tendo se verificado uma redução de apenas 0,5%.

A redução da dependência terá de ser conseguida através do processo de desalavancagem tanto das administrações públicas como da banca, através de uma subida dos activos face aos passivos. Também o saldo investimento directo do País lá fora, versus o a entrada de capitais do exterior em território nacional, terá de registar melhorias.
«Diário Económico»

Sem comentários: