.

.

.

.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faço greve dia 24, pois está claro!


Por: Ramiro Marques

Tenho falado com alguns colegas que estão muito hesitantes em relação à greve do próximo dia 24, por se sentirem defraudados com os sindicatos, segundo dizem. Repetem que não vale a pena perder um dia de ordenado, quando ainda por cima vamos sofrer um corte significativo e que a luta se perdeu quando os sindicatos assinaram o famigerado acordo de princípios.
Como é sabido, nunca concordei com a assinatura deste acordo e nunca entendi por que os sindicatos mais representativos dos professores pensaram que tal acordo fosse uma mais-valia para a classe, mas daí até desistir da legítima luta dos professores pela educação, vai um passo grande demais que não quero dar. Além disso, por muito que tenha discordado da assinatura do acordo, e embora os sindicatos tenham o seu lugar próprio e sejam a estrutura que nos representa, momento houve em que a luta avançou depois de uma acordo realizado. E avançou-se porque os professores não concordaram e os sindicatos tiveram que ceder.
Posso entender que se discorde dos sindicatos mas tenho dificuldade em perceber por que os outros são desculpa para o que deixámos de fazer. Além disso, por muito que os sindicatos tenham errado, as políticas deste governo estão a matar o país e se todos nós temos obrigação cívica de nos manifestarmos e de exigirmos políticos competentes para o desempenho de todos os cargos, quanto mais não o devemos fazer quando em causa estão dos mais altos cargos do país!