.

.

.

.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cruzeiros promovem Cultura Avieira no Tejo

Depois de doze anos a navegar pelas águas do Sado, os Cruzeiros SAL estão prestes a chegar ao Ribatejo, para dar a conhecer a rota dos Avieiros.
Por via de uma pareceria apadrinhada pela Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a empresa turística SAL – Sistemas de Ar Livre, assina hoje um protocolo com a OLLEM – proprietária do iate, visando o início dos cruzeiros já durante o próximo mês de maio.
José Pedro Calheiros, um dos responsáveis pela SAL, explicou à Rádio Pernes que os Cruzeiros da rota dos Avieiros significam a possiblidade de descobrir uma cultura “ainda muito desconhecida dos portugueses”.
“A comunidade Avieira, da zona de Valada, Escaroupim, Palhota é pouco conhecida dos portugueses. Os nossos cruzeiros representam a oportunidade de ficarem a conhecer, a bordo de um barco típico, todos os encantos naturais da região e também os aspectos culurais únicos dos Avieiros”, explicou.
Uma das missões dos Cruzeiros da rota dos Avieiros é prestar homenagem a todos os que trabalham nos mares e nos rios. “Promovendo o conhecimento das suas culturas e garantindo formas complementares de rendimento, porque muitos dos barcos que utilizamos já foram embarcações de pesca, que foram abatidos e agora reabilitados nesta nova lógica do lazer”, revelou José Pedro Calheiros.
A preservação da biodiversidade é outra das preocupações dos Cruzeiros SAL. “Aplicamos o princípio de que não se pode proteger sem dar a conhecer. Não basta avistar as paisagens, é preciso alertar para ameaças, dar explicações ciêntificas e mostrar como o conhecimento torna mais simples a protecção nos pequenos gestos do dia a dia”, defendeu o mesmo responsável.
Para obter informações sobre como ter como acesso aos Cruzeiros da rota dos Avieiros basta aceder ao sítio de internet www.sal.pt.
O protocolo entre a SAL e a OLLEM vai ser assinado esta tarde, pelas 17h00, na aldeia Avieira do Escaroupim, Salvaterra de Magos, junto à Casa Museu do Avieiro.
«Rádio Pernes»