.

.

.

.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALPIARÇA TURISTICA

Caracterização
Povoada desde o Paleolítico, são numerosos os achados arqueológicos, contando com as estações arqueológicas da Quinta da Goucha e da Quinta dos Patudos. Local desde sempre agradável para horas de lazer, era procurado pela aristocracia, no séc. XIV, para a caça (na coutada junto á Vala Real ou Rio Alpiarça) e mais tarde, no séc. XVIII, também para repouso e touradas. No séc. XIX Alpiarça foi cenário de revolução e de episódios violentos, tornando-se contudo, a partir do final desse período, uma povoação calma e aprazível que se veio a tornar sede de concelho em 2 de Abril de 1914. Situada ao sul do Tejo, numa das mais ricas zonas agrícolas portuguesas - a lezíria ribatejana, Alpiarça é servida por estradas excelentes que a ligam rapidamente ás principais vias de tráfego nacionais.
Monumentos
Do património histórico fazemos destaque aos seguintes monumentos: igreja paroquial de Alpiarça - a sua construção data do séc. XIX (1889) e foi inaugurada por D. José - Cardeal Patriarca de Lisboa. Todo o seu recheio foi oferecido: altares, imagens, paramentos e quadros, provenientes de vários locais. A igreja é um templo de uma só nave e capela-mor e conta com seis capelas laterais, com painéis pintados nos retábulos. Todo o templo é vasto e claro, com tectos altos de estuque; o Museu José Relvas (Casa dos Patudos) - são de grande valor as colecções de azulejaria, mobiliário, porcelanas e faianças preciosas, tapeçarias orientais e de Arraiolos e ainda as peças de escultura e quadros, dos quais se destaca "A virgem, Jesus e S.João", de Leonardo da Vinci, um "Cristo" de Albretch Dürer, obras de Delacroix, José Malhoa e as quatro tábuas do políptico de S. Francisco de Évora do Séc. XVI.
Gastronomia
Na gastronomia temos a famosa sopa da pedra, destacando-se ainda o carneiro guisado à moda de Alpiarça (antigo pequeno almoço especial, servido tradicionalmente aos convidados na manhã do casamento) e as migas fervidas (prato que era tradicionalmente preparado pelos trabalhadores agrícolas para o seu almoço). Nas sobremesas são de realçar as broas de Alpiarça, os quadradinhos de Alpiarça, as ferraduras (bolos de noivo ou Parrameiros), os "SS" de amêndoa e o pão-de-ló de Alpiarça.
Feiras, Festas e Romarias
Das festas locais, escolhemos: a Feira do Vinho, em Maio, com provas de vinho, concurso de vinhos e muita animação popular (desporto, folclore e música); a Feira do Livro, em Novembro - tem por objectivos a divulgação do Livro e o incentivo à leitura. É de realçar o crescente interesse das gentes da terra e forasteiros por esta Feira, que é já uma tradição na vida cultural de Alpiarça. Conta também regularmente, com a presença dos mais prestigiados editores e livreiros do país; A ALPIAGRA - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, que se realiza em Setembro.
Lazer
Para além de um parque de campismo, Alpiarça tem actualmente um hotel, duas hospedarias e muito particularmente um Posto de Turismo onde poderá obter algumas informações úteis para as suas expedições. A Rota do Vinho, a Vala Real, a Casa dos Patudos, o Vale da Adiça e o Complexo Desportivo dos Patudos são óptimas sugestões para bons momentos de lazer, quer para o repouso, o passeio ou o desporto ao ar livre
Saiba mais em: