.

.

.

.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Alpiarça aderiu ao projecto “Cidades amigas dos Idosos”

Quase 80 municípios portugueses já aderiram ao projecto “CIDADES Amigas dos Idosos”, que procura trazer à planificação destes espaços um novo paradigma que coloque a acessibilidade e a solidariedade com as pessoas mais velhas no centro das cidades.
O projecto foi apresentado hoje pela Associação Vida na Fundação Calouste Gulbenkian (co-financiadora do programa com a Direcção Geral da Saúde) e procura "identificar as práticas e serviços em Portugal facilitadores do dia a dia das pessoas com mais de 55 anos", no seguimento do Guia das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Municípios como Espinho, Mértola, Barcelos, Esposende, Guimarães, Fundão, Sertã, Portimão, Silves, Lagoa, Leiria, Peniche, Oeiras, Elvas, Portalegre, Paredes, Trofa, Grândola, Alpiarça, Valença, Boticas, Angra do Heroísmo, Lajes do Pico, Funchal ou Porto Santo são algumas das 78 autarquias que aderiram ao projecto que procura perceber a "amigabilidade" das cidades portuguesas.
Também 11 universidades e politécnicos e 14 outras instituições públicas e privadas demonstraram interesse em participar no projecto.
«Rádio Portalegre»