.

.

.

.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os profetas da desgraça

O quotidiano dos alpiarcenses vai mudar, a partir de 2011, para os pequenos agricultores e seareiros logo que entre em funcionamento a nova associação de regantes.
Muitos alpiarcense já se interrogam se vale a pena fazer parte desta associação em que os beneficiados vão ser quem tiver muitos hectares de terreno.
Os pequenos e velhos produtores e associados da Adega Cooperativa que nunca gostaram muito de se associaram a estas modernices que gostavam de passar o seu tempo nas tabernas que existiam por esta terra, vêem agora como um «mau olhado» esta nova maneira de aproveitar a água à qual não se identificam muito porque ainda ninguém de direito, lhes explicou como vai funcionar.
Apenas lhes pedem que se inscrevam sem saber quais os fins e os benefícios.
Nós alpiarcenses que éramos quase únicos na região, estamos a perder aquilo que fomos e continuamos a não encontrar a nossa maneira de ser e de viver.
Por natureza própria não somos pessimistas e como não acreditamos naqueles que falam que tudo está mal, apesar do momento dramático, temos dito às pessoas com quem temos falado para acreditarem nas capacidades alpiarcenses, porque depois da tempestade vem sempre a bonança.
Não podemos é baixar os braços e deixar andar para que os outros resolvam os nossos problemas
Porque razão os outros continuam a manter as suas tradições e acompanham as mudanças e nós não conseguimos?
Irra que gente!
Que tipo de gente temos e que raio de gente que somos!
C.R.