.

.

.

.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A gastronomia e os produtos regionais como precursores do desenvolvimento local

Dia 11 de Outubro a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho reuniu em Penalva do Castelo para definir o Plano de Actividades para 2011.
Durante a reunião do Conselho Directivo, foram discutidas e aprovadas as linhas de acção para 2011. O objectivo será reforçar a estratégia que a AMPV tem vindo a levar a cabo desde 2007, desenvolvendo projectos e actividades que promovam a riqueza e o desenvolvimento sustentável dos territórios vitivinícolas, numa óptica de optimização de recursos e partilha de custos em parceria com os Municípios Associados e demais Entidades do sector.
Para a temática da Gastronomia e Produtos Regionais, será constituída uma secção que dinamize esta área, intrinsecamente ligada ao vinho, constituí um elemento personalizado e identificador dos territórios, elementos fundamentais para o desenvolvimento das economias locais.
A AMPV continuará a incentivar os Municípios Associados para a adesão ao Dia do Vinho e ao Dia Europeu do Enoturismo, prevendo-se ainda a realização da IVª Edição da Rainha das Vindimas de Portugal na Cidade do Vinho 2011, título que será divulgado no próximo dia 12 de Novembro em Santa Marta de Penaguião na Assembleia Intermunicipal.
No próximo dia 22 de Outubro durante a VINIPAX, na Cidade do Vinho 2010 - Beja, será realizada as IVªS Jornadas do Enoturismo, este ano sobre o tema: Enoturismo Integrado – “Um convite para consumir um território”, onde serão ainda apresentados os desenvolvimentos da Reunião do Grupo de Trabalho das Rotas do Vinho de Portugal grupo proposto pela AMPV e que inclui os parceiros ANDOVI, Instituto da Vinha e do Vinho, Instituto das Vinhas do Douro e Porto, Turismo de Portugal e Viniportugal.

Sem comentários: