.

.

.

.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fotobiografia de José Relvas, de Raimundo Noras, apresentada em Leiria, em Coimbra e em Viseu

No contexto do centenário da proclamação da I República, o jovem historiador escalabitano, José Raimundo Noras, tem vindo a apresentar a sua recente obra: “Fotobiografia de José Relvas (1858-1929)”, a convite das lojas FNAC em diversos pontos do país.

No passado dia 9, teve lugar uma conferência na loja de Leiria. Neste evento, o autor e o livro foram apresentados de forma bastante eloquente pelo doutor Acácio Sousa, Director do Arquivo Distrital de Leiria. Este ressalvou a importância da figura de José Relvas, a oportunidade desta edição e, aproveitou, para compara o percurso de Relvas com o de alguns líderes republicanos da região de Leiria.

No último sábado, dia 16, a “Fotobiografia de José Relvas” foi dada a conhecer em Coimbra e em Viseu. Na loja FNAC de Coimbra, Raimundo Noras evocou a ligação de José Relvas à Universidade, focando-se no percurso de formativo do líder republicano. Salientou ainda a publicação de uma carta inédita de Relvas à mãe acerca das praxes coimbrãs.

No final a tarde, a última apresentação deste périplo pelas lojas FNAC, decorreu em Viseu. Nesta cidade, onde Relvas possuía raízes familiares, houve uma grande afluência ao evento, extravasando o espaço do café FNAC. Raimundo Noras salientou a ligação de José Relvas à “cidade de Viriato”, relembrando a sua eleição à Constituinte pelo círculo eleitoral de Viseu, numa alocução emotiva sobre a acção e a figura de José Relvas.

Ainda em Outubro está agendada outra apresentação da “Fotobiografia de José Relvas (1858-1929)”, em Lisboa, na Livraria da Assembleia da República, para o dia 27, quarta-feira, pelas 18h30. A sessão contará com a presença do autor, Raimundo Noras, do editor, Fernando Mendes e com a apresentação do historiador Fernando Rosas

José Raimundo Noras