.

.

.

.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MIGUEL ARRAIOLOS NA ELITE INTERNACIONAL

Portugal vai participar no Campeonato da Europa dos próximos dias 28 e 29, do corrente mês, com seis atletas - João Silva, João Pereira, Miguel Arraiolos, Pedro Palma, Ruben Costa e Vasco Pessoa. O grupo está a estagiar em Font Romeu, nos Pirinéus franceses, procurando preparar da melhor forma a competição que vai ter lugar em Gaia.

De entre os eleitos, João Silva é aquele que melhores resultados tem vindo a apresentar. O atleta da Benedita venceu já este ano uma Taça do Mundo (Monterrey, México) e tem brilhado nas provas do Campeonato do Mundo, tendo ainda ficado a escassos metros de conquistar a medalha de Bronze no Europeu Elite. É por isso um natural candidato aos primeiros postos.

Por seu turno, João Pereira parece estar a recuperar bem da fratura no pé que sofreu no inicio da temporada. Na Taça do Mundo de Holten mostrou-se bem e até conquistou a medalha de bronze. A esta façanha há que juntar o facto de ter sido medalhado no último Mundial de Triatlo no escalão Sub-23, no final da época passada.

Miguel Arraiolos e Pedro Palma são dois outros atletas que vêm mostrando capacidade para se intrometer nos lugares da frente. O primeiro foi já vice-campeão da Europa neste escalão (em 2008), enquanto que o segundo parte com a motivação de correr em casa e com a certeza de sempre surgir bem nas grandes competições. Atestam-no a medalha de bronze já este ano conquistada no Mundial Universitário.

A equipa nacional fica completa com Vasco Pessoa e Ruben Costa. Tanto um como outro começaram por ser dois excelentes nadadores mas têm vindo a registar uma grande evolução, pelo que vê-los entre os principais candidatos não constitui qualquer surpresa.

Elite internacional

Entre os atletas internacionais destacam-se as presenças do recentemente segundo classificado na etapa do Campeonato do Mundo de Londres, o britânico Jonathan Brownlee. O irmão mais novo do Campeão do Mundo de Triatlo Elite provou já que é, nesta fase da temporada, um dos mais fortes da modalidade. Em Londres, apenas Javier Gomez lhe resistiu.

Outro atleta de quem se espera um grande resultado é Alexandre Bryukhankov. Conhecido pela sua garra, o russo é um dos atletas mais regulares ao longo de toda a temporada. Essa característica fê-lo ser líder do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite durante grande parte da presente temporada. Bryukhankov ocupa actualmente a 3ª posição do Mundial Elite, apenas atrás do Campeão Olímpico Jan Frodeno e de Javier Gomez.

Pouco atrás nas probabilidades de sucesso - e excluindo para já os atletas portugueses - surgem o Campeão do Mundo Júnior, o espanhol Mário Mola, que já este ano venceu a Taça da Europa de Quarteira e n etapa de Londres do Mundial conseguiu classificar-se na 5ª posição, à conta de uma corrida notável.

O líder da equipa italiana, Alessandro Fabian tem vindo a afirmar-se como um dos melhores nadadores no Campeonato do Mundo Elite. Este facto, conjugado com o título de Campeão do Mundo Sub23 de Duatlo que ostenta, colocam-no (naturalmente) no role dos principais candidatos.
«Record»

Sem comentários: