.

.

.

.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aldeia do Patacão em festa

A aldeia histórica dos pescadores Avieiros do concelho de Alpiarça, o Patacão, situa-se junto ao rio Tejo e encontra-se actualmente abandonada, tendo perdido a beleza natural que em tempos possuiu. Para tentar recuperar uma das mais genuínas aldeias de Avieiros ao longo do rio Tejo, um grupo de voluntários iniciou no passado mês de Maio uma série se actividades que visam a redescoberta e a valorização da aldeia.
O plano de intervenção é composto por várias fases, nomeadamente a recuperação integral de toda a aldeia Avieira, a maracha com salgueiros, freixos e choupos, o embelezamento das vias de acesso com árvores de ambos os lados, a limpeza da praia do Patacão e a sua candidatura à atribuição de uma bandeira azul.
Com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de conservar a natureza e o património cultural, esta antiga aldeia de pescadores é palco no próximo fim-de-semana do “Festival do Patacão. Trata-se de um evento composto por várias actividades desportivas durante o dia e a actuação de DJ’s durante a noite.
A Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA) pretende com estas iniciativas dinamizar aquela zona e criar um novo destino turístico em Portugal com base no rio Tejo.
«Cultura Avieira»

Sem comentários: