.

.

.

.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fixação de jovens em Alpiarça

A criação de um «plano de incentivo à fixação de jovens no concelho» de Alpiarça, é a todos os níveis uma iniciativa louvável, mas difícil de concretizar porque Alpiarça em vez de rejuvenescer continua e envelhecer.

Falta a essência primordial para o seu crescimento. Não existe perspectiva alguma de fazer crescer o tecido industrial e empresarial localmente. Como consequência, tentar criar incentivos mais não é do que «boas ideias» que não passam do papel.

Começa a faltar tudo no concelho: «O concelho de Alpiarça vive uma dramática desertificação, sem desenvolvimento, sem esperança, perdendo população, sem investimentos, sem empregos que segurem as pessoas à sua terra e sem possibilidades visíveis de reverter a situação a médio longo prazo.

Se os políticos, já que são estes que «podem mudar as coisas» não conseguem encontrar a «maneira da população se desenvolver é encontrar o caminho do seu progresso. Olhando para o concelho e conhecendo-se a sua situação social, económica e geográfica torna-se evidente que o concelho está pobre» e assim continuará.

Logo, de pouco valerá criar incentivos para a fixação de jovens no concelho porque em vez de se fixarem localmente estão a desaparecer.

Incentivar os jovens a fixarem-se em Alpiarça sem garantias nenhumas para com o futuro é como «estar a pregar no deserto».

António Centeio

Sem comentários: