.

.

.

.

domingo, 23 de maio de 2010

O CAPITALISMO NÃO É UMA PALAVRA VAZIA DE SENTIDO, MAS ISSO QUALQUER CIDADÃO DA GOUXARIA SABE QUANDO MAIS UM "CIDADÃO DO MUNDO"


Confesso, desde já: não sei quem é o sr. Arlindo Moreira. Talvez por ele, como diz, ser “um cidadão do mundo”, e eu, com o ordenado de funcionário público, não ter saído muito do país, não nos temos encontrado por essas 4 paragens.

No entanto, como tem opinião e a emite, e a julgar pela pose fica à espera de resposta, aqui vai a minha.

Ainda não conseguiu digerir o resultado das eleições autárquicas de 2009 em Alpiarça. Pois! A democracia tem destas coisas – o povo é soberano! Aqui não há alka-seltzer que lhe valha. Terá que procurar outros mundos, que por aqui, apesar de tudo, ainda vai havendo eleições. Em que uns ganham e outros não.

Em Alpiarça ganhou a CDU, de forma clara, democrática, e em todos os órgãos – Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia.

E por acaso, desta vez, não me lembro de o ver, na última campanha eleitoral, a palmilhar quilómetros, a desgastar calorias e solas de sapatos na conquista de votos porta a porta, pessoa a pessoa.

Porquê? Só o senhor saberá. Mas pode sempre partilhar connosco a sua (e de tantos outros) falta de comparência. Eu também tenho uma teoria, mas fica para outras núpcias.
Ainda não está esclarecido porque é que a CDU (e o PSD) chumbaram a proposta do PS para que o “processo” fosse investigado pelo Ministério Público?

Convido-o a ler o artigo de 17.05.2010, neste blogue, com o título “o articulista confunde um flato com um vulcão na esperança de a nuvem impedir a navegação”.
Houve quem tivesse ficado esclarecido (ver artigo de 18.05.2010 – “Leitor dá a mão à palmatória…). O senhor não ficou. Ou não quis ficar?

A sua teoria, permita-me, é frouxa! Desde logo porque não há força política nenhuma (excepção, talvez à sua) que prepare os seus candidatos para ler “o abcissa da economia”. Por uma razão simples, abcissa é um substantivo feminino.

E os eleitos da CDU demonstraram, em diversas ocasiões, que sabem ler e interpretar as ordenadas, as abcissas, e tudo o resto, mesmo o que tão empenhadamente a gestão PS- Alpiarça é a razão tentou esconder, não só dos eleitos, mas da população.
E a situação é a que é. Tão clara e evidente que só não vê quem não quer ver, e contra isto…batatas!

Os eleitos da CDU, com a sua preparação técnica, mas também humana, fizeram um diagnóstico claro e preciso da situação económica e financeira da Câmara, e dela deram amplo conhecimento a todos, a começar pelos eleitos nos diversos órgão autárquicos.

É uma maneira de ser e de estar que não vimos na autarquia de Alpiarça nos últimos 12 anos.

Cheira mal? Sabe a ranço? Precisa de ser extirpada? Triste comentário. Por sua vontade aproveitaríamos, talvez, as fogueiras dos Santos Populares para queimar na praça pública esses perigosos dos comunistas e afins!

Para um cidadão do mundo, ficam-lhe mal estes tiques de “Santo Ofício”

Não pretende fazer o branqueamento da gestão PS-Alpiarça é a razão na Câmara Municipal, nem dos seus devaneios económicos (afinal sempre os houve…) porque a culpa não foi deles, foi do sistema que o permitiu.

Nem pode! Factos são factos.

E o tal de sistema, que permitiu tudo e mais alguma coisa aos mesmos e para os mesmos, deu os frutos que deu, em Alpiarça e no País, com a extensa lista de falências, desemprego, exclusão social, dívidas, aumento de impostos, cortes de salários, etc… etc… etc.

A tal de crise, que tão depressa aparece como desaparece, conforme os interesses e a agenda dos que nos querem continuar a governar, enchendo os bolsos aos mesmos (poucos) para serem os mesmos (muitos) a pagar.

A culpa é do “sistema”? Então arranje-se outro sistema!

Foi o que fez a população de Alpiarça, nas últimas eleições autárquicas.
Ainda não há grandes obras? Há!

Há clareza e transparência, uma obra tão grande, mas tão grande, que não cabia na cabeça de quem geriu a Câmara durante os últimos 12 anos. Mas isso é como a questão do ovo e da galinha, era a obra que era grande ou a cabeça que era pequena?

E os eleitos estão desempenhar as suas funções com Trabalho, Honestidade e Competência, tal como prometeram ao eleitorado.

Por isso, todas as pessoas de bem estão satisfeitas e aplaudem.
Queriam mais? Todos queriam mais, a começar pelos eleitos, mas as condições são estas, bem diferentes das dos tempos em que “foi feita obra”, nos 35 anos de gestão democrática nas autarquias.

Mas isso, tem de pedir responsabilidades a quem, aqui e lá fora, tem ditado os destinos do mundo

O capitalismo não é uma palavra vazia de sentido, mas isso qualquer cidadão da Gouxaria sabe, quanto mais “um cidadão do mundo”.
Leitor anónimo, devidamente identificado perante o administrador do blogue

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma boa réplica, sim senhor.
Só demonstra que o Jornal Alpiarcense tem bons leitores e colaboradores.
Discordar de um outro cidadão,expondo os seus pontos de vista com elegância e cavalheirismo é sinal de boa educação e demonstra um sentido correcto de cidadania.
Assim todos percebessem isso.

Leitor atento