.

.

.

.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vem aí o Polis do rio Tejo

Catorze municípios vão ser abrangidos por programa de investimento do Governo que pretende requalificar o rio e as zonas ribeirinhas.
Depois do Polis das cidades e do Polis do litoral, eis que chega o Polis dos rios. O rio Tejo é o primeiro a ser contemplado por este programa lançado pelo Governo que pretende valorizar e requalificar aquele que é um dos mais valiosos rios portugueses. O novo Polis do Tejo vai abranger catorze municípios (Abrantes, Alenquer, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Golegã, Salvaterra de Magos [na foto a presidente da Câmara Ana Ribeiro], Santarém, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Barquinha) e servirá de modelo operacional para os restantes rios. No passado mês de Março foi constituída a comissão que tem a cargo a elaboração do plano estratégico da intervenção, que deverá estar pronto em Setembro, altura em que ficará a saber-se quais as linhas de acção propostas, os projectos considerados e o montante de investimento necessário.
Por: Ana Militão

1 comentário:

. disse...

Vinha o Polis Tejo, agora nada sabemos. Os investimentos vão sempre parar os grandes centros, para o litoral. O resto fica a ver os comboios passar. Retiram-se comboios regionais, maternidades, centros de saude, escolas etc. Agora o que temos, espectáculos de touradas, é a cultura e a tradição.
Mas foi aqui que se fizeram as primeiras barragens para a produção de energia eléctrica, como a Barragem da Povoa e Meadas (a primeira em Portugal) a Barragem do Fratel, a Barragem de Belver. E também a Barragem de Cedilho uma barragem feita em território português mas da da Iberdrola... estranho não é?
Quando primeiro deviam construir infraestruturas e serviços para as populações se manterem e fixaram, não. Fazem exactamente o contrario, abandone-se o interior.