.

.

.

.

domingo, 18 de abril de 2010

Termina hoje o prazo para entregar o IRS pela Internet

Hoje é o último dia para entregar a declaração do Modelo 3 pela Internet. Quem não o fizer dentro do prazo arrisca-se a multas pesadas.
O prazo de entrega pela Internet relativo à primeira fase, que abrange os contribuintes que tenham tido apenas rendimentos de trabalho dependente e/ou pensões no ano passado, deveria ter terminado no passado dia 15 de Abril, mas o Ministério das Finanças decidiu prolongá-lo até hoje devido ao 'crash' do site nos primeiros dias de entrega.
Quem entregar até hoje a declaração do Modelo 3 do IRS por via electrónica receberá o reembolso no prazo máximo de 20 dias contados a partir do dia 16 de Abril, informou a tutela, em comunicado, na passada quarta-feira.
Este ano, o Governo comprometeu-se a fazer os reembolsos do IRS em apenas 20 dias para quem entregasse a declaração pela Internet, mas os serviços estão a ser mais rápidos e a pagar em cerca de 14 dias.
Para beneficiar do reembolso antecipado é necessário, porém, que o contribuinte não tenha dívidas em fase de cobrança até à data de 31 de Dezembro de 2009.
Multas pesadas A falta ou atraso na entrega da declaração do IRS pode valer uma multa que varia entre os 100 e 2500 euros. No entanto, esses valores podem ser atenuados. Se o contribuinte entregar a declaração nos primeiros 30 dias após o fim do prazo, a multa é reduzida até 25 euros.
Já se entregar a declaração depois de 30 dias após o fim do prazo, a multa será de 50 euros. Amanhã, começa o prazo da entrega electrónica da declaração do Modelo 3 de IRS relativo à segunda fase, que abrange os contribuintes que tenham obtido outros tipos de rendimentos que não apenas os relativos a trabalho dependente e/ou pensões em 2009.
«Lusa»

Sem comentários: