.

.

.

.

sábado, 24 de abril de 2010

Município do Barreiro Assinou protocolo com Turismo de Lisboa e Vale do Tejo

Nove municípios da Península de Setúbal reforçaram a sua relação com a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo através da assinatura de um Protocolo de parceria, em cerimónia realizada na passada sexta-feira, dia 16 de Abril, na Quinta da Fidalga, no concelho do Seixal.
Tratou-se de um momento simbólico, já que a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (T–LVT) havia sido estabelecida pelo Decreto-Lei nº 67/2008, de 10 de Abril, em conjunto com outras quatro áreas regionais – Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Tendo como anfitrião o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, marcaram presença na sessão o Presidente da T-LVT, Joaquim Rosa do Céu, e representantes dos nove municípios da Península, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e o antigo Presidente da Região de Turismo da Costa Azul (RTCA), Eufrásio Filipe, actual Vice-Presidente da T-LVT, entre outras personalidades.

Turismo pilar do desenvolvimento

O turismo é um dos pilares do desenvolvimento do presente e do futuro do mundo, defendeu, no final da cerimónia, o Presidente da CMB, simultaneamente Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa. Ele é, por isso, continuou, um importante factor impulsionador da Península de Setúbal e da Área Metropolitana da capital.
“É preciso que o Barreiro cresça e ganhe espaço também do ponto de vista da economia turística”, defendeu. O património, a rota do trabalho e da indústria, zonas ribeirinhas, Mata da Machada e Sapal do Coina, e Quimiparque poderão, na sua opinião, ser contributos para aumentar a atractividade e projectar o Barreiro.

Da Península de Setúbal, integram a T-LVT, além do Barreiro, os municípios de Alcochete, Almada, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Grândola, Santiago do Cacém e Sines, parceiros na extinta RTCA, integram, agora, a Entidade Regional de Turismo de Turismo do Alentejo.

Portaria nº 940/2008, de 21 de Agosto enumera municípios integrantes

Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Alcochete, Alenquer, Almada, Almeirim, Alpiarça, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Barreiro, Benavente, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cartaxo, Cascais, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Moita, Montijo, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Ourém, Palmela, Peniche, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Barquinha, são, conforme enumera a Portaria nº 940/2008, de 21 de Agosto, os municípios membros da T–LVT.

Sem comentários: