.

.

.

.

domingo, 28 de março de 2010

Um trabalho público bem gerido pode ter os mesmos resultados como no privado

Temos vindo a reparar e isso é inegável, os políticos PS tentam a todo o custo entregar todo o trabalho que dá alguma chatice a empresas privadas.

Temos a sensação de que eles o que querem é ganhar os chorudos ordenados com o mínimo de esforço. Daí entregarem todos os trabalhos a particulares quando antes esses mesmos trabalhos eram feitos por administração directa e tudo se fazia com orgulho e eficiência com a prata da casa.

Cabe na cabeça de alguém que um trabalho por administração directa bem gerido saia mais caro do que feito por empresa particular?

Esta táctica só vai beneficiar os gestores que querem trabalhar menos e ganhar chorudos ordenados.

Qualquer trabalho público desde que bem gerido terá os mesmos resultados de um trabalho gerido a nível privado.

Basta ter gerentes do mesmo nível e trabalhadores de igual qualidade.

O resto é claro como a água.

De um leitor ( O Olheiro)

4 comentários:

Anónimo disse...

O leitor e colaborador "O olheiro," vem mais uma vez provar que não vai ao mato sem corda. As suas ideias que serão discutíveis obviamente, têm sempre algo que nos faz pensar seriamente no assunto, estejamos ou não de acordo com ele.
Desta vez não posso discordar dos seus argumentos que reputo de consistentes.
Poderíamos ainda contra-argumentar que com a entrega de certos serviços públicos a particulares a autarquia deixa de ter o peso da responsabilidade, quanto mais não seja, com a efectividade dos trabalhadores. Mas não permite já a própria lei mecanismos de flexibilidade, mobilidade contratual etc. para que quem emprega esteja à vontade?
E os privados como é?
A entrega dos serviços públicos a privados tem efectivamente um sentido mas, não nos venham com a treta de que assim o negócio é mais vantajoso para os cofres da administração pública.

F. Soares

JA disse...

Aos comentaristas que queiram enviar os seus comentários pedimos que sejam sucintos e objectivos como os textos tenham – de preferência – no mínimo 500 caracteres (10 linhas + -) e que os mesmos sejam enviados directamente para a nossa caixa de correio (jornalalpiarcense@gmail.com). Os comentários enviados anónimamente estão sujeitos a não ser publicados.
O Editor

Anónimo disse...

Se por um lado existem queixas da entrega a privados, então o que dizer com a entrega a privados da manutenção dos jardins, no anterior mandato.
Há, desculpem... esqueci que foi um negócio vantajoso, já que deixaram de pagar e o dinheiro foi para outro lado.

Anónimo disse...

Se os serviços são prestados por administação Directa ou indirecta do Estado isso é discutivel não só na base da politica mas na base da redução de custos e da satizfação dos utentes desses mesmos bens.
Os administradores dos bens publicos tem de avaliar ambos para poder em conformidade dicidir se a cadeia de valor satizfaz quem os utiliza.
Nem tudo deve ser entregue à prestação por administração directa pelo simples facto de que muitos dos serviços encarecem o serviço prestado.
Obviamente que um serviço seja ele qual for entregue a particulares deve ser bem contratualizado, pois estamos a falar de serviços publicos.