.

.

.

.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vamos Limpar Almeirim

O dia 20 de Março foi escolhido para ser o dia L. Neste dia vários voluntários de todo o país vão limpar as florestas portuguesas. O objectivo desta iniciativa é promover uma sensibilização para fomentar comportamentos ambientalmente sustentáveis. Almeirim não foge a esta regra. Até à data, existem 38 voluntários em Almeirim dispostos a limpar a cidade. Almeirim foi uma das primeiras cidades a aderir a este projecto, sendo o dia 25 de Setembro de 2009 marcado pela adesão da nossa cidade a esta importante iniciativa.
A câmara vai pôr à disposição dos voluntários transportes, utensílios, sacos do lixo. Recorde-se que a iniciativa “Limpar Portugal” surge a partir do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, no qual foram removidos 10 000 toneladas de lixo em apenas 5 horas. Daí o facto de um grupo de amigos ter decidido colocar “Mãos à Obra” e propôs “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias, estava em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados.
O projecto Limpar Portugal está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento. O objectivo desta iniciativa é limpar todos as lixeiras ilegais existentes nos vários concelhos. Actualmente, existem já uma série de lixeiras referenciadas. Os voluntários vão tirar dos vários locais referenciados móveis, electrodomésticos, plásticos, entre outros.
Alpiarça também resolveu aderir a esta iniciativa, tendo até ao momento 23 voluntários. No dia 27 de Janeiro o Grupo de Coordenação de Alpiarça, em reunião com a Autarquia de Alpiarça, garantiu o apoio da mesma.
Para finalizar importa ainda salientar o facto de todos aqueles que queiram participar nesta iniciativa devem registar-se no NING. O Ning é uma rede social. Após o registo, deverá procurar o grupo que mais se adequa à sua situação, que, normalmente, será o seu concelho de residência. Após associar-se a um grupo, poderá participar no mesmo através de um fórum que lhe permite colocar questões, obter informações.
O site oficial do projecto é http://limparportugal.ning.com
«O Almeirinense»

Sem comentários: