.

.

.

.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Posto da PIDE só existia porque existiam comunistas em Alpiarça?

Quantas vezes o "Zé Goela" levou pancada no posto da PIDE, será que ele era comunista? Quantas vezes os jovens na altura eram interceptados pelos agentes da PIDE,e algumas vezes levavam 'uns abanões' esses jovens não eram clandestinos, mas faziam muito trabalho clandestino e muitos não eram comunistas (alguns até católicos, com frequência seminarista)... garanto-vos...nem só os comunistas em Alpiarça ou mesmo por todo o nosso pais estiveram na linha da frente do combate à ditadura, muitas outras pessoas e de muitas tendências politicas o estiveram, por isso não entendo a razão destas homenagens, embora justas pelo percurso pessoal de cada um, somente a pessoas ligadas ao PCP.
De um leitor

6 comentários:

Anónimo disse...

Acha o leitor que o executivo CDU irá alguma vez homenagear e elogiar alguém dos outros quadrantes polítitos, nomeadamente o PS? Depois de tudo o que têm dito deles?Até lhes ficava mal!
Mas tenha paciência sr.leitor...há mais marés que marinheiros.

Anónimo disse...

É mentira...
Alguém disse que a mentira de tantas vezes repetida passava a ser verdade.
Mas a história desmente as suas palavras. Para começar, antes do 25 de Abril não havia tendências políticas..., nem partidos para além do PCP que esteve sempre na primeira linha de combate ao fascismo.
O PS nasce só em 1973 e no estrangeiro, como deve saber. Grande parte dos seus dirigentes vivia um exílio dourado em Paris e outras cidades.
Os outros partidos só nasceram depois do 25 de Abril.
Aconselho-o a visitar os arquivos da Torre do Tombo (entre outros), a ler estudos sobre o Fascismo (por exemplo, A História da PIDE, de Irene Pimentel que como deve saber não é de todo comunista) e com certeza reconhecerá de quanto a sua ignorância é conscientemente desonesta, porque felizmente, para além daqueles que ainda hoje podem testemunhar, há documentos escritos que provem que foram efectivamente os comunistas que mais lutaram e sofreram para que um dia houvesse liberdade e democracia neste país.
Não posso terminar sem citar as palavras de um blogger de outras paragens “O Cantigueiro” que nos diz “não posso deixar de reflectir eu também nos resultados de séculos de poder quase absoluto do dinheiro sobre a vida das pessoas e da formatação das suas mentalidades.
No caso português, por exemplo, quarenta e oito anos de fascismo, seguidos de mais de trinta anos de governos de alguns falsos socialistas e sociais-democratas empenhados em atacar, destruir e fechar quase todas a portas que Abril abriu, resultam na situação de lamaçal político, social e ético em que vivemos.
Produziu um exército de falsos “enganados”, que vão votando sempre nos mesmos, ou que já nem votam sequer, pois habituaram-se ao “eu quero é o meu”, ao “eles são todos iguais”, ao “a minha política é o trabalho”, sendo que, se de algum benefício gozam, é sempre às custas das lutas travadas pelos outros... quase sempre companheiros de trabalho que desrespeitam diariamente, quando não desprezam mesmo.”
Por mais que lhe custe admitir é a História que fala.

Anónimo disse...

Começou rapidamente a ver-se o tipo de relações que o PCP quer em Alpoiara. Tudo com eles, tudo para eles e oos outros são todos escumalha. Aliás, quem propôs a homenagemde de onde vem? De alguém que só se serviu de Alpiarça em proveito pesoal.

Anónimo disse...

Homenagear o PS?
A que propósito? Só se for por ter mergulhado o país num lamaçal de corrupção, dívidas e desemprego.
Sem falar da manipulação escandalosa da imprensa. Estas questões é que deveriam ser uma fonte de preocupação e revolta.
Com tanta pouca vergonha, o melhor é voar baixinho.

Anónimo disse...

Os senhores incompetentes do PS é que arranjaram tachos pagos a preço de ouro, à nossa custa é claro. Basta reler o Jornal "Público" que denunciou que o governo de José Sócrates colocou mais de 136o pessoas da sua confiança política, para garantir o seu controle.

Anónimo disse...

Vamos lá a ter calma, pessoal.
É a que a pensar assim nem o partido comunista mereceria ser considerado como tal, quanto mais estar no poder numa terriola como a nossa, a julgar por tudo o que fizeram e continuam a fazer nos Países de Leste e China ... ou já se esqueceram?
P.A.E