.

.

.

.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

III Triatlo do Ribatejo quer bater recorde de participantes

A 3ª edição do Triatlo do Ribatejo, que se disputa no próximo dia 21 de Março entre Alpiarça e Santarém, quer bater o recorde de participantes, superando os cerca de 300 atletas inscritos na prova do ano passado.
“Estão reunidas todas as condições para isso, uma vez que o III Triatlo do Ribatejo marca o arranque da época desportiva e é a primeira prova de observação para seleccionar os atletas para as grandes provas internacionais que se seguem”, disse o presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), José Luís Ferreira, durante a conferência de imprensa de apresentação da competição, realizada na Casa do Brasil, em Santarém.
“Vão estar presentes os melhores atletas nacionais”, frisou o mesmo responsável, que, no entanto, disse que a participação de Vanessa Fernandes não está ainda garantida, devido ao seu plano de treino.
Os nomes grandes do triatlo português vão ter forte concorrência da fortíssima selecção da Rússia, que está a estagiar em Rio Maior e já garantiu a sua presença na prova ribatejana.
A prova inicia-se com 750 metros de natação na Albufeira dos Patudos, em Alpiarça, seguindo-se depois 19.600 metros em ciclismo, num circuito que passa pelas ruas da vila e chega a Santarém pela Estrada do Campo e Ponte D. Luiz.
Os triatletas largam as bicicletas junto à Escola Prática de Cavalaria e têm pela frente mais 4.940 metros de corrida, dando três voltas a um percurso montado no centro histórico da cidade, que termina numa meta montada junto à Câmara Municipal de Santarém.
“Pelas suas características, é um percurso bastante rápido e equilibrado, com todas as condições para ser do agrado dos atletas”, explicou o director da prova, Henrique Arraiolos, ex-vereador da Câmara de Alpiarça e agora técnico na FTP.
Além de ser a primeira prova do calendário oficial, é pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo e será observada para efeitos de convocatória, o “que a torna quase obrigatória para todos os atletas que aspiram fazer parte da selecção nacional”.
Um dia antes da prova de elite, a 20 de Março, o complexo desportivo dos Patudos acolhe ainda o campeonato nacional jovem, a partir das 15h30.
“Sendo a primeira prova da época, é a que provoca mais ansiedade, porque nunca sabemos como estamos a nível competitivo, só sabemos como está a correr o nosso treino”, referiu na conferência de imprensa o vencedor da última edição, Duarte Marques.
O triatleta olímpico, natural de Rio Maior, espera estar em forma na sua estreia com a camisola do Águias de Alpiarça e sabe que é grande a expectativa criada em torno da equipa de elite da terra, apresentada publicamente há cerca de um mês.
No entanto, Duarte Marques, que vai ter a seu lado Miguel Arraiolos, outra jovem promessa do triatlo nacional e natural de Alpiarça, antevê uma prova muito disputada tendo em conta a presença da comitiva russa.
“Jornal O Ribatejo”

1 comentário:

Anónimo disse...

A estreia de Duarte Marques com a camisola do àguias de Alpiarça foi no Duatlo das Lezírias em Vila Franca de Xira.
A drª Sónia Sanfona não esteve lá, mas não deixa, por isso, de ser notícia.