.

.

.

.

sábado, 23 de janeiro de 2010

É PRECISO OPOSIÇÃO EM ALPIARÇA

O exercício do poder cria vícios. Em situações de maioria este fenómeno agrava-se, tende a suscitar posturas arrogantes e autoritárias, de desleixo face aos problemas das populações.
Em Alpiarça passámos de uma maioria para outra.
Há que compreender a importância do papel que cabe à oposição. É um elemento fundamental da democracia, pela sua função de limitação e controle crítico do poder.
A razão de ser da existência de dois órgãos distintos, Câmara e Assembleia Municipal, tem a ver precisamente com a preocupação essencial de que o poder não deve ser absoluto.
As Assembleias foram criadas para questionarem, criticarem e fiscalizarem o poder executivo. E são inseparáveis da existência de uma oposição.
Quando o mesmo partido domina os dois órgãos, a Assembleia tende a ser esvaziada, a tornar-se numa mera caixa de ressonância. Cabe então na prática, à oposição a responsabilidade de exercer parte fundamental das competências da Assembleia.
Tendo em conta que o objectivo da oposição é ser ouvida e chegar à opinião pública, a Assembleia será essencialmente uma tribuna e palco para demonstrar que pode ser alternativa, através da critica às acções e omissões do executivo municipal e da apresentação de propostas que demonstrem ser possível uma melhor gestão.
Para a oposição ter credibilidade nas suas criticas ao executivo deverá mostrar capacidade de distinguir com rigor as medidas e práticas efectivamente negativas, e incompatíveis com os seus valores e projecto, de eventuais medidas positivas (que aliás têm que ser tomadas, em muitos casos, por qualquer executivo, de qualquer partido, que queira ganhar eleições).
S.S.

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente!
No discurso da tomada de posse o Presidente referiu que uma das prioridades seria a politica social. Já se tá a ver onde está essa política. Demagogia. Todos conhecemos bem as posturas do PCP, quando toca a aceitar as ideias de outros. Ninguém se esqueceu do que se passou em Alpiarça no tempo deles. Perseguições a verdadeiros comunistas que lutaram pelo 25 de Abril e que durante anos estiveram presos e que após o dia da liberdade continuaram a ser perseguidos. Destes ninguém fala, porque será?! O saneamento está de novo aí e não vai ficar por aqui.
Lei da rolha...lei da rolha, vê-se quem a utiliza.

Anónimo disse...

Este comentario como outros deste tipo querem desviar atencoes pois na realidade toda a gente inclusive os orgaos da CDU que foram enganados nos primeiros dias de actividade

Anónimo disse...

Coitadinhos...foram enganados!Nem sabiam ao que iam, vejam lá!