.

.

.

.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ranking das escolas da região

Carregue em cima para ampliar
O Colégio Infante Santo, de Tremez, volta a estar na liderança do ranking de escolas do distrito com melhor média de resultados nos exames do 9º ano. A escola privada alcançou uma média de 3,6 na conjugação dos resultados dos exames às disciplinas de Português e Matemática. No ranking global das escolas básicas e secundárias, o Colégio Infante Santo surge na 71ª posição. Este colégio é também a escola do distrito com melhores resultados a Português e a segunda melhor nos resultados a matemática.

O Colégio Infante Santo, que comemora 10 anos de existência, está sedeado a 15km da cidade de Santarém e, mesmo não sendo propriedade estatal, é uma escola pública, dado que integra a rede pública do país proporcionado acesso gratuito ao ensino e em condições de acesso iguais à de outras escolas públicas.Num ranking nacional em que as privadas continuam a liderar ainda que as posições dessas escolas desçam quando se consideram escolas que tenham realizado mais de 100 provas. Ainda assim, no ranking distrital as três primeiras escolas têm todas mais de 100 exames realizados.

Apesar de Santarém estar com duas escolas no topo da lista, são os concelhos mais a norte, sobretudo Ourém, Tomar e Torres Novas que colocam, no seu conjunto, mais escolas no top 50 das escolas com melhores resultados.Uma boa notícia é que das mais de 60 escolas básicas do distrito que realizaram exames de Matemática, só 22 é que tiveram média global negativa, cerca de 32,7%.

Ainda assim, um número que coloca o distrito longe da média nacional onde quase 90% das escolas do ensino básico tiveram nota positiva a esta disciplina, enquanto que no distrito nos ficámos pelos 67%. A maioria das escolas baixaram a média do exame face à nota de classificação interna obtida na escola. Mas existem excepções: o Colégio Infante Santo, a Escola de Santa Iria, a Secundária de Alcanena, a Mem Ramires em Santarém e o Colégio Andrade Corvo.
As melhores secundáriasSe analisarmos só os resultados dos exames finais do ensino secundária, encontramos em primeiro no ranking o Centro de Estudos de Fátima, seguido da Escola Secundária Santa Maria do Olival, de Tomar. No último lugar desta tabela voltamos a encontrar a Escola Secundária Pedro Ferreiro em Ferreira de Zêzere que é também a última escola do distrito nos resultados dos exames do ensino básico.Ao compararmos os resultados internos das duas primeiras escolas com a nota em exame encontramos uma tendência global nacional que é a descida da média de valores. No caso da Secundária Santa Maria do Olival a descida é superior a dois valores. A descida é mais acentuada na escola Augusto César Ferreira, em Rio Maior, que passa de 13,2 para uma média de 9,7.
Fonte: «O Ribatejo»

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta má classificação da escola alpiarcense, será efeito dos bons ou maus professores que a escola tem ou será reflexo do mau ensino que lá se presta?
Ou será também os efeitos da cerveja que por lá se vendeu, levando a que a ASAE apreendesse as bebidas?
Quem sabe explicar?
Afinal sempre pensei que a nossa escola era uma das melhores da região e afinal....