.

.

.

.

domingo, 20 de setembro de 2009

Vamos é usar seriedade na definição das coisas

Depois de tudo o que é dito, na crónica sobre ambiente publicada no site do Município por Vera Noronha, presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, nomeadamente “Quanto ao ”lixo” e às lixeiras clandestinas que alguns teimam em fazer surgir, compete-nos a todos, num acto de cidadania, não permitir que sejam uma realidade” estamos inteiramente de acordo com o princípio que defende.
Só não percebemos muito bem, por que é que tendo a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal, conhecimento e plena consciência dos desmandos e poucas vergonhas existentes no Concelho com lixeiras e depósitos de sucata a céu aberto, não agem em conformidade com a Lei. E quando muitos munícipes já chamaram à atenção de quem de direito para os factos, parecem ter sido simplesmente ignorados.

Então o cidadão é que tem a obrigação de impedir estes atentados ao ambiente enfrentando os sucateiros e prevaricadores? Ou será que isso compete a quem tem autoridade administrativa para o fazer? O cidadão quando muito poderá ajudar a não contribuir para esta prática e, denunciar os casos que são do seu conhecimento. O resto compete às autoridades competentes.

E o que fazer quando são essas mesmas autoridades administrativas competentes a permitir e a incentivar alguns sucateiros na recolha de monos e toda a sorte de bugigangas como forma de se esquivarem a despesas nessa recolha e transporte para o Aterro Sanitário da Raposa?

E o que fazer quando estes sucateiros fazem os seus depósitos de monos, monstros e toda a espécie de tralha velha nesta “Vila Tranquila; Vida de Qualidade” como cita Vera Noronha.

Não podemos esquecer que os munícipes pagam uma taxa através da factura da água, para que a edilidade efectue esse serviço e assim seja mantida a defesa do ar que todos respiramos na nossa terra.
Mais adiante diz Vera Noronha:

“- A Vala de Alpiarça foi alvo de uma intervenção de fundo que permitiu despoluir este curso de água e cujo esforço diário de todos os cidadãos irá certamente permitir que não tenha sido em vão.”

“Intervenção de fundo”? Será que a vala agora está mais “funda”? Só pode ser isso.

“Que permitiu despoluir”? Então, aquele cheiro nauseabundo que emana das suas águas negras como o carvão, agora chama-se “despoluição”?

Será que houve alteração ao significado de “despoluição”? Com tantos atropelos à língua de Camões, já nada me surpreende.

Vamos lá usar de seriedade na definição das coisas.


O olheiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns senhor olheiro. Quem fala assim não é gago!
Gostaria que os visados rebatessem o que aqui é dito.
Mas claro que não o fazem. Para quê rebater aquilo que é evidente e está à vista de todos ( até dos cegos)?
O melhor nestas circunstâncias é falar do assunto o menos possível.

Leitor do JA

Anónimo disse...

A CDU parece ter aproveitado muitas ideias para o seu programa autárquico a partir das notícias que vamos dando nos blogues locais. Por exemplo, prometem acabar com as lixeiras a céu aberto que ainda grassam pela Vila Tranquila e subúrbios, bem como outros atropelos públicos, conforme temos vindo com alguma insistência a denunciar.
Pelo contrário, o PS parece querer ignorar esta realidade apesar dos nossos apelos.
Cada um fará o que entender mas, depois não digam que não sabiam de nada.
O povo julgará e dará o seu veredicto através do voto no próximo mês de Outubro.

O facto dos vereadores da CDU não levantarem ondas em sede própria acerca das lixeiras e sucateiros, talvez tenha algum sentido.

Há políticos que se deixam ultrapassar porque entendem não dar ouvidos aos blogues. Para eles os blogues não têm prestígio. Não têm crédito.
Então "fiem-se na virgem e não corram e verão o trambolhão que apanham!"


M.Ramos