.

.

.

.

domingo, 20 de setembro de 2009

A resistência do aparelho do partido

Esta história de um certo controleiro faz-me recordar e dar razão às palavras de Domingos Lopes na carta de demissão enviada ao Comité Central do PC no dia 7 de Setembro de 2009.
Será que é este o controleiro que quer ir para a Câmara?
"O controleirismo, paradoxalmente, atingiu níveis que nunca se tinham verificado antes do 25 de Abril de 74.
Os militantes do partido tinham autonomia dado que não era possível telefonar para a sede a saber o que podiam fazer.
Tinham uma orientação geral e aplicavam-na, ajustando-a à realidade.
Essa autonomia que o Novo Impulso pretendeu restituir aos militantes ficou pelo caminho, tal foi a resistência do aparelho do partido. Se os militantes militassem e não cumprissem apenas tarefas o partido bem podia dispensar umas boas dezenas de funcionários.
A direcção do PCP abandonou toda uma incomparável história de luta pela unidade democrática, em torno da revolução democrática nacional e pela consolidação da revolução de Abril".
«De um leitor deste jornal»

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou militante comunista e não me admiro que Domingos Lopes, sai do partido comunista, como muitos outros já saíram, pois desde 2000 que este senhor deixou vincada a sua posição de querer sair do PCP, portanto, só me espanta é que seja agora, em altura de eleições, o timing foi muito bem escolhido, não foi? Parece-me que este senhor está ressabiado com alguma coisa. As pessoas são livres de saírem ou entrarem em qualquer partido, incluindo o PCP. Na sua carta só destila ódio, e demonstra que está em desacordo com tudo ou quase tudo, bem ou mal. Como disse, sou militante comunista, logo concordo com os estatutos e programa do meu partido, sempre votei em plena consciência, contra ou a favor de braço no ar sem problemas, pois assumo as minhas escolhas e não tenho medo de dizer que estou em desacordo, quando isso acontece, e sempre votei de braço no ar, nunca ninguém me chamou à atenção pelo facto de estar em desacordo. Por isso não me sinto com menos liberdade, essa é uma falsa questão. E quando sentir que o PCP não é mais aquele em quem acredito saio, e não preciso de mandar cartas aos jornais, a dizer qual é a minha posição. Muitos militantes saem de outros partidos e nunca vejo as suas cartas de demissão nos jornais, porque será? Já sei é que os ex comunistas têm que fazer a sua purificação capitalista que é para irem mendigar para outros partidos, como têm acontecido com quase todos, que depois vão para o PS, PSD ou BE, para lugares de destaque ou até para lugares onde vão ganhar muito dinheiro, afinal talvez não se trate de uma questão de ideologia mas sim de carteira. Como diz, e, bem o meu camarada Jerónimo, sai 1 ou 10, mas entram mil, estamos bem.
Para os profetas da desgraça, a CDU se tiver mais um voto do que nas ultimas eleições, e mais um deputado, já teve a sua vitoria, pois o único objectivo da CDU é aumentar o número de votos e deputados, independentemente de ser a terceira, quarta ou quinta força politica, coisa que a CDU já foi e não veio mal nenhum aos comunistas que continuaram a sua luta seja no poder ou na oposição, como sempre.

Publicada por Lino Soeiro em :
http://alpiarcaesfera.blogspot.com