.

.

.

.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Automóveis de presidente da câmara de Alpiarça vandalizados durante a noite

Os dois automóveis – um particular e outro de serviço – da presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, foram vandalizados na madrugada de terça-feira, 22 de Setembro. A autarca habita num apartamento sem garagem e que, por esse motivo, as viaturas ficam estacionadas na rua. Vanda Nunes contou a O MIRANTE que na terça-feira de manhã se deparou com os carros totalmente riscados, com sinais de cruzes em ambos os capots.
A autarca diz não conseguir perceber o acto de vandalismo e tem a certeza que o objectivo era vandalizar apenas os seus automóveis, mas como o de uma vizinha era igual ao seu carro pessoal, este também foi alvo de vandalismo. A GNR de Alpiarça foi chamada ao local que tomou conta da ocorrência estando o assunto em investigação.
Vanda Nunes não entende o porquê deste acto criminoso e garante ter ficado um pouco insegura com a situação. “Não vejo qualquer razão para que esta situação tenha acontecido e não quer acreditar que esteja relacionado com assuntos políticos. Aliás, em termos políticos esta é a altura em que isto faz menos sentido uma vez que estou a terminar o meu mandato e não me vou recandidatar a nenhum cargo autárquico”, afirma.
A presidente do município de Alpiarça recorda que há cerca de três anos aconteceu-lhe uma situação idêntica onde lhe riscaram e furaram os pneus da sua viatura. Mas, Vanda Nunes refere que nessa altura, houve vários casos de vandalismo sequenciais como o incêndio no carro do eleito socialista da Assembleia Municipal de Alpiarça Paulo Espírito Santo.
“Vivemos em democracia e nem sempre podemos estar todos de acordo, mas se isto está relacionado com política ou com descontentamento não é desta forma que as coisas se resolvem. Espero que se consiga descobrir os autores desta violência”, diz.
fonte:O Mirante

4 comentários:

Anónimo disse...

A presidente da camara deve zelar por aquilo que é de todos. assim não deveria levar o carro da camara para casa, porque o seu lugar é nas garagens da camara. Agora e como é costume quem vai pagar o arranjo do carro é populaça.
Semore a mesma coisa

Anónimo disse...

quantos de nós que trabalham assiduamente com carros de empresas não têm de levar os carros para casa para poderem no dia seguinte prosseguir a sua vida profissional... Deixem-se de moralismos, é grave estarem mais preocupados com o carro que com a pessoa que representa a autarquia. Drª Vanda nunca fui muito simpatizante com a sua politica no entanto repeito-a embora ache de profunda falta de respeito o que os seus camaradas fizeram consigo... Enfim lugares para trabalhar concerteza não lhe iram faltar... Tudo de bom para a nova etapa da sua vida!!!

MGC disse...

O Merce4des do Sr. Ricardo da ITV também foi todo riscado e não tem nada a ver com os carros referidos pela Drª Vanda a não ser estar perto dos mesmos. Isto deve ser mais um acto de vandalismo feito por gente que devia estar atrás das grades e não por questões políticas.

Anónimo disse...

O comentarista das 10:27 tem razão quanto às regalias assíduas das empresas para com alguns seus empregados em poder levar os carros da empresa para casa. Mas as empresas são privadas e logo se algo correr mal é problema de patrão e empregado.
A diferença entre empresa e câmara e que a primeira tem um dono (ou donos) e a câmara é uma coisa publica logo sustentado e de todos nos.
A diferença é que no privado o patrão pode pedir contas ao empregado ou responsabilizá-lo pela falta de cuidado e no caso concreto ninguém vai pedir responsabilidade à presidente da Câmara, porque concerteza: quem vai pagar o arranjo da viatura camarária é a própria autarquia (logo nós).
Também gostaria de saber se um encarregado ou um funcionário da autarquia se tiver um acidente e que seja o culpado se é a câmara que paga ou se é o funcionário.
A lógica é que será o funcionário.
Então se a presidente da câmara levou o veículo camarário para casa e o deixou na rua para todos os efeitos é a responsável pelo acontecido mesmo que os estragos sejam feitos por terceiros.
Os políticos devem ser responsabilizados pelas suas asneiras e pelas decisões erradas que tomam como pela defesa do património que está ao seu cuidado, neste caso o veículo.
Claro, se fosse um funcionário já estava com um processo disciplinar em cima mas como a presidente não tem quem lhe levante o processo sobra para os contribuintes.
Por desejar que haja responsabilidade não quero dizer que não deseje à Vanda Nunes, como o comentaristas deseja «que tudo de bom para a nova etapa da sua vida».
Se funcionário público tem o dever e a obrigação de proteger o que está sob a sua responsabilidade porque não acontecer o mesmo aos políticos, neste caso a presidente.
Como alguém disse: «assim também eu sei gerir aquilo que é dos outros, porque se algo acontecer não serei eu a pagar mas sim sempre os outros…»