.

.

.

.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

20 Dias para as Eleições Autárquicas

- Se a campanha terminasse hoje, ninguém poderia acusar a CDU de não ter feito o seu trabalho. Pelo contrário, desde as inúmeras iniciativas efectuadas ao longo deste ano até à apresentação do Programa Eleitoral no passado sábado, o ciclo poderia ter-se fechado, não faltassem ainda 20 dias para os Eleitores exprimirem a sua opinião. Iremos trabalhar arduamente até lá, sabendo no entanto que só depois de alcançarmos a vitória, é que os nossos projectos exigirão de nós o verdadeiro esforço e dedicação para conseguirmos atingir os nossos objectivos.

- Do lado do PS e do PSD, é o que se vê... ou o que não se vê. Pouco há a adiantar em relação a este ponto. Os eleitores saberão julgar a ausência de ideias, iniciativas, propostas, no dia 11 de Outubro.

Contrastando com a ausência formal de ideias e propostas por parte do PS e PSD/CDS, as únicas 'vozes' que até agora se têm 'ouvido', têm sido os comentários nos blogues que a coberto do anonimato e na incapacidade de contrariar as ideias da CDU, vêm intensificando o misticismo de velhas histórias sobre o papão do comunismo na esperança de condicionar o voto dos indecisos ou daqueles que não se identificando na ideologia, também já perceberam que temos muito mais para oferecer, do que o facto de metade das Listas da CDU para as Autárquicas em Alpiarça ser composta por militantes do PCP. Na outra metade está um grupo de Independentes que, indiferentemente das ideologias políticas, está disponível para participar no único projecto político válido para Alpiarça.

Algumas destas histórias que visam denegrir a imagem da CDU até têm a sua graça, e não fosse a memória colectiva dos alpiarcenses, que sabendo a verdade dos factos, a estratégia de campanha suja por parte destes adversários da CDU até poderia ter algum resultado.
Começaram com histórias das cooperativas, e mais recentemente com um militante comunista que abandonou o partido, como se tal fosse uma coisa tão estranha e merecedora de tanta atenção. Na verdade, até estranho falar-se tanto do abandono do tal Domingos Lopes do PCP, quando aqueles que abandonaram Rosa do Céu e o projecto do PS/Alpiarça é a Razão em Alpiarça, devem ter sido em maior número do que os militantes antigos que abandonaram o partido no mesmo espaço de tempo em Portugal. Na verdade, mais valia se remeterem ao silêncio em vez de relembrar a história deste Executivo PS, que é uma novela interminável de arrufos, divórcios políticos e exclusão de colaboradores e militantes, o que em nada credibiliza esta nova candidatura do PS/Alpiarça é a Razão.

A última invenção do(s) Anónimo(s) é aquela que considero ainda mais absurda, porque fala de uma pessoa que eu conheço, um funcionário do PCP, que coordena a actividade política no concelho de Alpiarça, chamado Octávio Augusto, e que tem participado nesta dinâmica do projecto CDU em Alpiarça, mas como não faz parte da memória colectiva dos alpiarcenses, uma vez que não é de cá, foi eleito como o alvo perfeito para 'diabolizar' mais uma vez a CDU.

Vai daí, aproveitando uma das pausas que o Octávio tem no seu dia de trabalho, e estando este numa esplanada de Alpiarça, alguém que estava nessa mesma esplanada, teve tempo de lhe contar os gestos enquanto ele bebericava o café, tendo inclusive reparado que o Octávio não olhava apenas para a chávena, mas também para as pessoas que estavam com ele e ao seu redor na esplanada. A partir daí, o Sr(a) 'Anónimo(a)' chegou facilmente à conclusão que se tratava de um 'Controleiro' do Partido (seja lá o que isso for) porque olhava para as pessoas que o rodeavam. Brilhante conclusão. O que fiquei sem perceber no meio desta história é qual o nome que deve ser chamado à pessoa que se esconde no Anonimato e que controla alguém a beber um café numa esplanada e a partir daí traça um perfil psicológico, indo investigar inclusive o currículo e vida politica dessa pessoa ...

Dá que pensar: Afinal quem controla quem?

Quando se esgotar este tema, é capaz de vir outro (ou o mesmo) 'Anónimo' que ainda vai contar histórias de comunistas de Alpiarça que foram (ou são) bombistas suicidas e que também terão de ser controlados.

(Quero ainda referir que escrevi este texto de livre vontade, espontaneidade e sem ninguém a controlar-me. Mas é quase certo que aparecerá por ai um 'Anónimo' qualquer a dizer que nem fui eu que escrevi, ou pior, que também levei uma injecção atrás da orelha).

Por: Mário Santiago

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que grande texto este do Mario Santiago. Apesar de teres levado uma "injecção atrás da orelha " acho que em poucas palavras disseste tudo. Mereces mesmo ser presidente da Assembleia Municipal. Podes contar com o meu voto.