.

.

.

.

domingo, 30 de agosto de 2009

A saga da sucata continua......

Para quem passou e quis ver, ali andava nesta última quinta-feira, dia 27/09/09, o Sucateiro - Mor, a recolher só o material que lhe interessava. Como é sua norma, o que não lhe convém fica no mesmo sítio.
Bem fez uma munícipe que quando o viu a carregar só o que lhe interessava, lhe deu ordem:" Ou leva tudo, ou não leva nada!" Em seguida apresentou queixa junto da Câmara Municipal.
No dia seguinte, sexta-feira, lá foram alguns funcionários camarários de tractor, recolher os monos desta munícipe e outros munícipes reclamantes que ficaram com a tralha velha à porta, pelo facto de a camioneta da câmara na quinta-feira (dia da recolha) já estar cheia na sua ida ao aterro sanitário da Raposa.
Na sexta-feira esta camioneta teria outros afazeres, pelo que a recolha não poderia ser feita. Valeu o recurso a um tractor da câmara e a alguns funcionários que tiveram de deixar outros serviços que tinham em mãos.
Diz quem sabe que, a autarquia teria proposto a este Sucateiro, há algum tempo atrás, retirar todos os monos que estivessem para recolha, participados pelos munícipes à autarquia, ficando este com essa responsabilidade.
Só que o sucateiro acabou por não cumprir com o contrato proposto, pois retirava apenas aquilo que para si tinha interesse, ou seja material vendável.
Deste modo a Autarquia deu como nulo este contrato mas, permitiu que o dito "incumpridor" fosse retirando o que entendesse de seu interesse. Sempre seria menos despesa para Câmara na ida à Raposa, conforme se conclui.

A questão que se deve colocar é:

1 - A Câmara Municipal ao dar este trabalho da recolha de “monos” a este Sucateiro previu e especificou para onde iriam estes resíduos?

2 - A Câmara Municipal ao fazer este contrato, acautelava os interesses dos munícipes ou estava apenas a acautelar os interesses económicos da Autarquia? Já que o munícipe paga uma taxa para essa mesma recolha e tratamento.

3 - Sabe a Câmara Municipal que estes resíduos estão a ser depositados dentro da própria Vila ameaçando de perigos vários os moradores que habitam paredes meias com estes depósitos de sucata?

4 – Que medidas tomou ou pensa tomar a Câmara Municipal relativamente aos factos relatados?
Não é só falar. É preciso saber aliar a palavra à acção e a acção à palavra.

Por: O olheiro

3 comentários:

Anónimo disse...

Ena pá! Onde a minha Alpiarça está a chegar.
Fico admirado que este assunto pela sua gravidade não esteja a ter eco noutros meios de comunicação,como seria normal.

Será que mais ninguém vê? Ou os comentadores são simples visionários?

É bom que alguém de direito se pronuncie.


José L. Frazão

JA disse...

NR:Caro leitor, é possivel que outras pessoas vejam ou saibam desta situação.Poderá acontecer ignorarem por conveniência aquilo que passou a ser noticia.
Mas "Jornal Alpiarcense" faz os possíveis para tornar estes acontecimentos públicos em "noticias" porque é para isto que existimos e por estas razões temos um bom lote de colaboradores, nos quais está incluido o nosso colaborador "Olheiro".
Compete-nos a nós noticiar e tornar público aquilo que os devidos órgãos institucionais pouco ligam (......).
Quanto a não «ter eco noutros meios de comunicação» é problema deles porque "Jornal Alpiarcense" não está a fazer noticias para os tais «meios de comunicação» mas sim para os seus leitores.
Por estas razões é que "Jornal Alpiarcense" é um jornal diferente e uma referência na informação local.
Trabalhamos para isto. Queremos estar no local antes do acontecimento
JA

Anónimo disse...

isto que é dito aqui é cem por cento verdade.Sou funcionário da câmara partecipo nestas recolhas e é isto mesmo que vejo. Se for perciso posso confirmar sem medos.
A cãmara sabe muito bem de tudo que se passa com estas coboiadas do lixo.Já disse muitas vezes a esseferrovelho que umdia isto ainda ia dar buraco mas ninguem quer saber.

sou funcionario publico