.

.

.

.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Contratação externa de clínicos é possibilidade "sempre em cima da mesa"

O Ministério da Saúde tem feito "vários contactos em vários países" para colmatar as principais falhas de médicos de família, sendo a contratação externa de clínicos "sempre uma possibilidade em cima da mesa", disse a ministra da Saúde.
Falando no final de uma "tertúlia" sobre saúde promovida pelos candidatos do PS às eleições legislativas pelo círculo de Santarém, realizada segunda-feira à noite, Ana Jorge disse esperar que a contratação recente de 44 médicos cubanos responda às necessidades mais prementes do país.
"Têm formação, são profissionais, dominam a língua portuguesa o suficiente para se entenderem com os doentes", disse, sublinhando que, além destes clínicos, já há médicos uruguaios a trabalhar no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Segundo afirmou, quando terminarem os contratos de três anos celebrados com os médicos estrangeiros, será feita uma avaliação das necessidades, "dependendo do aumento do número de médicos portugueses".
Dos 44 médicos cubanos contratados, 18 foram colocados em cinco centros de saúde do Algarve, 24 em nove centros de saúde do Alentejo e dois no centro de saúde de Alpiarça (distrito de Santarém), locais onde não se conseguia colocar médicos portugueses, disse.
Já quanto à denúncia feita pelas comissões de utentes da saúde, Ordem e Sindicato dos Enfermeiros, da necessidade de contratação de mais 30 por cento de enfermeiros, a ministra afirmou que esse número não coincide com a avaliação feita pelos seus serviços.
Frisando que actualmente não existe falta de enfermeiros no país, ao contrário do que sucedeu há uns anos, em que houve necessidade de contratar profissionais espanhóis, Ana Jorge afirmou que o "apuramento das necessidades" está "permanentemente em actualização".
«Lusa»

Sem comentários: