.

.

.

.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A emergência eleitoral

O país continua em crise, o desemprego persiste em aumentar, as insolvências atingem números recorde, a criminalidade não recua e o défice sobe exponencialmente. No governo, Manuel Pinho já não é ministro, Mário Lino diz-se velho para...

O país continua em crise, o desemprego persiste em aumentar, as insolvências atingem números recorde, a criminalidade não recua e o défice sobe exponencialmente. No governo, Manuel Pinho já não é ministro, Mário Lino diz-se velho para o ser, Jaime Silva nunca o devia ter sido, Maria de Lurdes Rodrigues foi pressionada a manter-se, Pinto Ribeiro foi-o sem querer, Alberto Costa não mereceu sê-lo, Santos Silva calou para continuar a ser, Rui Pereira sempre pareceu não ser, Nunes Correia nem sabe que o foi, Silva Pereira finge que não vai deixar de ser, Teixeira dos Santos não prevê mas vai deixar de o ser, Vieira da Silva larga os cordões à bolsa para se manter, Mariano Gago ainda não percebeu que o é e…Luís Amado está farto de o ser.
Esta a realidade actual do Governo de Portugal. Triste governo…No meio de tudo isto, de uma crise que não nos larga - agora, também, política - e de uma crise social, atempadamente denunciada pelo PSD - e que a muitos preocupa - o Governo e o Partido Socialista centram, no foco das suas preocupações, a emergência eleitoral.
José Sócrates muda o estilo - agora agridoce -, o partido muda de porta voz - agora supostamente menos aparelhístico - e as candidaturas mudam de critério - agora dito mais transparente.
Mas… a confusão permanece.Elisa Ferreira, em Julho, em conferência de imprensa, anuncia que…tudo se mantém na mesma.
Manuel Alegre, também em Julho, afirma, em importante artigo de opinião, que… tudo deve mudar. António Costa, ainda em Julho, critica, em grande entrevista, que o que mudou… mudou para pior. Sónia Sanfona, Julho ainda, acha indecente que… se tenha mudado a meio.
Mário Soares deve estar por aí a dizer que…qualquer coisa deve mudar.
De concreto, como hoje em dia se diz, mudou apenas o lado para onde o Partido Socialista quer "piscar o olho". Até às europeias, e durante quase todo o mandato de governo, a sedução foi à direita para, no centro, encontrar a base de sustento à sua maioria - daí os vários convites e elogios a personalidades de direita, para cargos públicos de maior ou menor impacto mediático, terem feito seu caminho… .
Agora, para tentar conter a sangria verificada à esquerda, o PS salpica, as listas de deputados e para as autárquicas, de simbólicos bloquistas, com o que ensaia a "graxa" a dar a quem durante quatro anos de governo apenas foi vítima do seu desprezo…
Enquanto isso, no país e a conta-gotas, avolumam-se os motivos que tornam o governo de Portugal um governo sob suspeita: as confusões sobre a produção e o financiamento do magalhães, o caso Lopes da Mota, as dúvidas sobre os reais objectivos da Fundação para as telecomunicações móveis, a verdade escondida do negócio frustrado da compra da TVI pela Portugal Telecom, a ruinosa extensão do prazo do contrato do terminal de contentores de Alcântara, etc., etc., etc.…
Para mitigar esta realidade, e cavalgar no dorso da estratégia que, noutros momentos, lhe manteve a popularidade em alta, o Primeiro Ministro regressa à política da promessa fácil: 21 de Julho, nas Novas Fronteiras, anuncia a duplicação, até 2013, do número de camas da rede de cuidados continuados - de 7 para 15 mil. Porém, a rede dispõe apenas actualmente de cerca de 3.500…
Um número que fica, aliás, muito aquém do que o mesmo primeiro-ministro, prometeu para 2009: 8.200, em 14 de Janeiro, na Assembleia da República, 5.000, em 20 de Maio, no Portal do Governo… Três anúncios, três contradições, em apenas meio ano!!
O Partido Socialista não se governa, já não governa e já sente que vai deixar de ser governo.Não soube ou não quis antecipar, devidamente, o combate à crise.
Não soube ou não quis antecipar, devidamente, a emergência da crise social. Preferiu a retórica da ilusão a enfrentar a realidade com determinação. Os portugueses estão cansados disso. Querem verdade e autenticidade.
Coisa que o Partido Socialista desprezou durante o seu mandato. É tarde, agora, para responder com eficácia, seriedade e respeito dos portugueses, à emergência eleitoral que está aí a chegar.

José Pedro Aguiar-Branco
Advogado e Vice-Presidente do PSD

1 comentário:

Anónimo disse...

"Sónia Sanfona, Julho ainda, acha indecente que… se tenha mudado a meio."

Isto é - algumas vezes Sónia Sanfona acha indecente que se tenha mudado a meio.

Acha indecente, quando é atingida, e percebe que não vai poder continuar como deputada à Assembleia da República.

Mas não vi qualquer registo em que mostrasse que achava indecente que mudassem as regras de aposentação para os funcionários públicos, mesmo para os que já estavam no fim, isto é, os que trabalharam uma vida inteira com a perspectiva de se reformarem com 36 anos de serviço, e quando estavam quase lá, se vêem obrigados a trabalhar mais não sei quantos anos, e mesmo assim levar 60 ou 70% da reforma a que tiveram direito até que o governo Sócrates decidiu mudar as regras.

No fim do jogo!

Mas isto Sónia Sanfona nunca achou indecente.

Claro, não é funcionária pública, nem o pai, nem a mãe, nem...

Acha indecente quando lhe toca a ela... os outros... amanhem-se!

Professor Mário Fernando: ganhou o meu voto!