.

.

.

.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Assembleias Municipais desvalorizadas

O PS não permite que os candidatos à presidência das câmaras municipais sejam, simultaneamente, candidatos a deputados. Mas permite que essa acumulação possa acontecer em relação aos cabeças de lista às Assembleias Municipais.
Quanto a mim trata-se de uma desvalorização de um órgão que já é desvalorizado pela lei que lhe atribui reduzidas competências. Os partidos políticos falam muito, muito, mas não fazem nada. Andamos há anos e anos a ouvir falar na reforma do sistema eleitoral e na dignificação dos órgãos autárquicos e para além de umas estéreis/histéricas discussões sazonais, tudo continua na mesma.
É verdade que o primeiro elemento da lista mais votada para uma câmara é automaticamente eleito presidente e isso não acontece em relação às Assembleias Municipais em que são os membros eleitos a escolher entre si o presidente. No entanto é fácil perceber que a regra é ser escolhido o primeiro da lista do partido mais votado.
O que aborrece é esta forma que os políticos têm de encarar os eleitores como pessoas desprovidas de inteligência e discernimento. Depois queixam-se por não serem respeitados.

Celeste Pereira

Sem comentários: