.

.

.

.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comissão Vitivinícola do Tejo apresentou vinhos premiados

A Comissão dos Vinhos do Tejo (nova designação da antiga comissão do Ribatejo) resolveu puxar dos galões e mostrar as estrelas da companhia.
Convidou para um jantar com prova de vinhos um grupo de jornalistas a quem apresentou uma soberba lista dos premiados da região. Ao todo foram 34 vinhos medalhados em diversos concursos nacionais e internacionais, (10 brancos, 2 rosés e 22 tintos) provenientes das diferentes localidades da região: Santarém, Chamusca, Alpiarça, Golegã, Rio Maior, Cartaxo, Azambuja, Benavente, Salvaterra de Magos, Coruche, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Abrantes, Constância, Vila Nova de Barquinha, Alcanena e Entroncamento.
O jantar decorreu a bordo de uma embarcação que subiu o Tejo para que assim todos se sentissem no ambiente natural dos vinhos apresentados. A festa contou com a presença de Jaime Silva, Ministro da Agricultura a quem o anfitrião Engº José Gaspar, Presidente da Comissão.
Para José Gaspar esta nova designação visa reposicionar a própria região, associando-a ao Tejo à semelhança do que já acontece com o Dão e o Douro e pediu a ajuda da comunicação social. “A nova designação TEJO significa mais uma classificação que vai dar uma boa ajuda ao potencial da região.
Se agora tivermos a ajuda da comunicação social esta nova identidade terá uma visibilidade acrescida para os vinhos da região”.Embora reconhecendo que os vinhos da região são maioritariamente consumidos no mercado nacional, a exportação está nos horizontes da comissão.
“Os vinhos da nossa região são maioritariamente consumidos no mercado nacional efectivamente, mas a partir de agora é que se fará uma tentativa para os vir a impor no mercado internacional, pois as regiões a nível interno quase não têm relevância internacional, com excepção talvez para o Douro porque vai muito à boleia do Vinho do Porto.
Por essa razão e à imagem do ano anterior iremos estar presentes no SISAB (Salão Internacional do Vinho, do Pescado e do Agro-Alimentar) representando a região com stand próprio.
O Ribatejo como região vitivinícola nasceu em 1989, com a criação de 6 indicações de proveniência regulamentada para vinhos da região. Surge assim, pela primeira vez, a referência aos V.Q.P.R.D. Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar. Mais tarde em 1997, nasce a Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (CVRR), e em 2000, foi criada a Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) para a Região do Ribatejo.
Foi já mais recentemente em Fevereiro deste ano que a entidade certificadora alterou o seu nome para «CVR Tejo» com o objectivo de dar início à afirmação da nova indicação geográfica de vinhos do Tejo.As grandes razões da mudança da designação também foram expostas aos jornalistas com a necessidade de maior visibilidade.

Sem comentários: