.

.

.

.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Só agora foi publicado o relatório do choque de duas avionetas em Alpiarça

A atitude negligente de um piloto esteve na origem do choque entre duas aeronaves, ocorrido em Junho de 2008, em Alpiarça, do qual resultaram três feridos – entre os quais uma criança de dez anos –, revela o relatório final do acidente a que o CM teve acesso e só agora tornado público.

Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), o piloto da avioneta Piper, de 52 anos, voava sem plano de voo e aproximou-se demasiado do Cessna que descolara minutos antes do Aeródromo de Santarém.

O Cessna seguia a dois mil pés de altitude, de acordo com as instruções do FIS (Flight Information System), e era tripulado por um piloto em processo de renovação da licença de pilotagem, com a supervisão de um piloto-instrutor.

Quanto ao Piper, efectuava um voo de lazer, tendo aos comandos um piloto da zona de Santarém. Transportava ainda um adulto e uma criança. De acordo com o GPIAA, o piloto do Piper pediu ao do Cessna que reduzisse a velocidade e colocou-se por cima da aeronave, acabando por colidir.

O Cessna perdeu a hélice, mas conseguiu aterrar nos campos da Quinta do Inglês, em Alpiarça. O Piper perdeu um trem de aterragem, aterrou na mesma zona, mas incendiou-se. O GPIAA conclui que houve violação das regras do ar, através da operação "negligente e imprudente" de uma aeronave.
«CM»

Sem comentários: