.

.

.

.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Serão "Fragmentos para o debate..." o inicio de um novo estilo de informação partidária do Movimento Civico "Alpiarça é a Razão"?




O Movimento Cívico “Alpiarça é a Razão” surgiu há cerca de 9 anos, porque um grupo de cidadãos de diversos quadrantes partidários, sonhou que era possível transformar o concelho de Alpiarça. Muitos cidadãos acreditaram no projecto de mudança e, hoje, perante a transformação operada no Concelho continuam fiéis aos valores do projecto original. O projecto de desenvolvimento iniciado em 1998 teve continuação ao longo dos últimos 8 anos e será consolidado neste mandato.Alpiarça mudou.Está muito melhor. Muito trabalho foi feito para qualificar o nosso concelho e muito há para fazer. A nossa atenção é dirigida para as pessoas e para as suas necessidades. Alpiarça quer ser tranquila e ter uma vida de qualidade. É preciso cimentar atitudes de cidadania nas nossas crianças e jovens, que serão os homens e mulheres da Alpiarça do futuro. Com o contributo de todos nós o progresso vai continuar. Alpiarça merece!

"Fragmentos para o debate"


Melhorar a actuação do Poder Local Democrático.

a) Uma ideia para reforçar a liberdade.

Criar mecanismos que fomentem e subsidiem a imprensa local de modo a evitar o seu controlo discricionário por parte dos interesses privados. Implementar o acesso livre ao “wireless” não só na vila como nos lugares.

b) Uma ideia para aprofundar a democracia.

Implementar o princípio do orçamento participativo e incentivar os cidadãos a denunciar a corrupção instalada em torno dos interesses imobiliários que gravitam à volta do poder autárquico.

c) Uma ideia para construir uma sociedade mais solidária.

Estabelecer mecanismos que estimulem a economia solidária a nível local (o sector cooperativo e o chamado 3º sector) e promover sistemas de desenvolvimento em rede, que articulem os órgãos do poder local ao tecido empresarial e à rede escolar, estimulando a iniciativa, o trabalho voluntário e a participação dos cidadãos.

Melhorar a actuação das empresas e da sociedade civil.

a) Uma ideia para reforçar a liberdade.

Nas empresas a liberdade de associação deve ser intocável (incluindo a liberdade sindical). A formação profissional devem conter – em todos os cursos e programas – não só uma componente técnica, mas também uma componente social, reconhecendo a importância da dimensão cultural, social e colectiva para aumentar o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade das empresas.

b) Uma ideia para aprofundar a democracia.
Em empresas de média e grande dimensão tornar obrigatória a participação nos órgãos de Direcção, a titulo consultivo, de um representante eleito dos trabalhadores. Por outro lado, a comparticipação nos lucros deveria ser fortemente estimulada, em função da dedicação e das competências demonstradas pelos funcionários e trabalhadores.
c) Uma ideia para construir uma sociedade mais solidária.

Estimular o associativismo e o empreendedorismo a partir da base local, envolvendo escolas, associações empresariais, municípios, sindicatos, partidos políticos, etc. Promover iniciativas voluntárias para ajuda e acompanhamento a idosos e famílias em situação de pobreza, por parte de jovens em idade escolar.
Fonte: página informativa do movimento





Sem comentários: