.

.

.

.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ponto de situação face à nova estirpe do vírus da gripe (H1N1), com que estamos confrontados a nível mundial.

Estamos perante um novo vírus e a doença dissemina-se facilmente de pessoa para pessoa e em muito pouco espaço de tempo.

Neste momento, apesar de se registarem casos de contágio humano em muitos países, em Portugal não há nenhum caso registado até este momento.

A Direcção Geral de Saúde accionou todos os dispositivos previstos para este tipo de situação e através do seu site www.dgs.pt divulga as informações fidedignas sobre este assunto.

No Agrupamento dos Centros de Saúde da Lezíria (Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente):

- Todos os médicos e demais profissionais de saúde estão informados sobre medidas a tomar;
- Os cidadãos estão a ser informados para no caso de terem sintomas de estado gripal, ligarem à linha Saúde 24 (808242424) para serem esclarecidos sobre dúvidas que possam ter e se necessário serem encaminhados para os hospitais de referência;

Iniciámos hoje a distribuição de folhetos e cartazes, que enviamos em anexo, e para os quais pedíamos a vossa colaboração na divulgação. Gostaríamos que a informação chegasse o mais perto possível, pelo que estamos a contactar também as Juntas de Freguesia para esta colaboração.

O grande objectivo nesta fase é que os cidadãos com sintomas não se desloquem ao Centro de Saúde, mas que telefonem para a Linha Saúde 24. No entanto, os Centros de Saúde estão preparados para os receber.

Luísa Portugal
Directora Executiva
ACES da Lezíria LINHA SAÚDE 24: 808 24 24 24

2 comentários:

Anónimo disse...

Os Centros de Saúde estão preparados para os receber, mas não vão ao Centro de Saúde.

Confusos?

Eu explico: pode ir ao Centro de Saúde que haverá sempre alguém por lá. Para além dos muitos doentes, que procuram o que não há - consultas, há enfermeiros, funcionários, auxiliares... médicos é que já não temos - esgotaram-se e estamos à espera de novo fornecimento.

Até lá... use as novas tecnologias (choque tecnológico) telefone para a linha da saúde, e com um bocado de sorte pode ser que não o mandem ir ao Centro de Saúde.

A saúde é um direito, e tendencialmente gratuito (diz a constituição). Como é um direito a que deixámos de ter direito, passa a ser tendencialmente pago - queres uma consulta, procura um consultório privado e paga 50 ou 60 euros, se os tiveres. Se não tiveres, podes sempre morrer em casa.
Culpados? claro que os há, os governos PS e PSD que durante anos e anos só pernitiram a entrada nos cursos de medicina a meia dúzia de privilegiados.
Por isso vou estar amanhã na vigilia à porta do Centro de Saúde de Alpiarça. Criaram a situação, agora resolvam-na, que é para isso que são eleitos.
E para a próxima voto noutros, olarila!

Anónimo disse...

ILDA FIGUEIREDO EM ALPIARÇA
21 de Maio de 2009
Lusa

A candidata da CDU ao Parlamento Europeu afirmou que os números do desemprego "demonstram a gravidade da situação" que o país está a viver e a "ineficácia das medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Governo.

Ilda Figueiredo almoçou hoje com mais de 300 pessoas no "Pavilhão do PCP" no Parque de Exposições de Alpiarça, uma participação que, disse à Lusa, excedeu as expectativas e vem "na continuidade do que tem estado a acontecer na campanha da CDU por todo o país".

Ilda Figueiredo apelou aos militantes do PCP para participarem na marcha que se vai realizar no próximo sábado, em Lisboa, contras as políticas que, disse, apenas estão a "agravar as injustiças sociais" e a "lançar as sementes de novas crises" e a marcarem presença maciça nas eleições europeias de 07 de Junho.

"É fundamental dia 07 de Junho irem mesmo votar, não só para criticar as políticas deste Governo, para o castigar, mas também para eleger deputadas e deputados que sejam porta-vozes dos interesses nacionais" nas áreas da produção, tanto na indústria, como nas micro, pequenas e médias empresas, na agricultura e nas pescas.

Sobre os números do desemprego hoje anunciados, relativos a Abril, que revelam um agravamento de 27 por cento em relação a igual mês de 2008, Ilda Figueiredo afirmou que eles só demonstram "a gravidade da situação que estamos a viver e a ineficácia das medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Governo".

"Em Abril deste ano tínhamos mais 105.000 inscritos (nos centros de emprego), e já nem quero falar de limpezas de ficheiros ou coisas do género, são dados que eles divulgaram", disse, frisando que se, aos perto de 500.000 desempregados inscritos, se adicionarem os inactivos e os que estão a fazer formação, na realidade existem 600.000 pessoas em situação de desemprego.

"Isto significa 11 por cento da população, o que é gravíssimo", afirmou, referindo ainda os números do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego entre os jovens, "que ultrapassa os 20 por cento", o que, no seu entender, representa o "hipotecar do futuro da juventude, que é o futuro do país".

Por outro lado, a cabeça de lista da CDU às europeias criticou o facto de existirem 200.000 desempregados "sem receber qualquer subsídio".

Ilda Figueiredo pediu aos militantes "confiança" e que acreditem que "a alternativa a estas políticas é possível, com outras propostas e outras pessoas".

A candidata quis deixar uma "palavra de solidariedade" para com os trabalhadores do distrito que estão em luta pela defesa dos seus postos de trabalho, nomeadamente para os que desde segunda-feira se mantêm à porta da Indústria de Fibras de Madeira (IFM/Platex), em Tomar.

Ilda Figueiredo fez ainda questão de deixar uma homenagem a Álvaro Brasileiro, o homem de Alpiarça que foi seu companheiro de bancada durante vários anos na Assembleia da República e que morreu recentemente.