.

.

.

.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Jornal "Avante" deu destaque ao falecimento de Álvaro Brasileiro


O PCP manifestou, num comunicado emitido no dia 14, o seu profundo pesar pelo falecimento de Álvaro Favas Brasileiro, destacado militante comunista e resistente antifascista.


Filho de camponeses, Álvaro Favas Brasileiro nasceu em Alpiarça a 2 de Março de 1935. Pertenceu ao MUD Juvenil e integrou a Comissăo de Apoio ŕ candidatura do General Humberto Delgado. Já como membro do PCP, foi preso em Alpiarça e levado para o Aljube e, mais tarde, para Caxias.
Depois de sair da prisăo, foi novamente chamado para tarefas políticas. Em 1969, fez parte da Comissăo de Apoio ŕ campanha eleitoral do MDP-CDE. No final dos anos sessenta, ajudou a formar e a organizar as comissőes de defesa dos seareiros de melăo e de tomate, nos campos do vale do Tejo e fez ainda parte da Comissăo Nacional do Congresso da Oposiçăo Democrática, em Aveiro.
Depois do 25 de Abril, foi eleito do PCP na Assembleia da República. Foi ainda presidente da Assembleia-Geral da Coopvinhal, adega cooperativa de Alpiarça, e também da associaçăo ŤCantinho do Idoso, tendo sido sócio fundador destas duas associaçőes. Foi membro da Assembleia Municipal de Alpiarça durante vários mandatos

Sem comentários: