.

.

.

.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA APROVA VOTO DE PESAR PELA MORTE DE ÁLVARO BRASILEIRO

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento, na quinta-feira, do antigo deputado do PCP Álvaro Favas Brasileiro.

Álvaro Favas Brasileiro nasceu em Alpiarça, a 02 de Março de 1935, aderindo aos 16 anos ao M.U.D juvenil.

Anos mais tarde, em 1958, contacta pela primeira vez com o PCP, tendo nesse mesmo ano integrado a comissão de apoio à candidatura do General Humberto Delgado.
Em 1963, foi preso pela GNR de Alpiarça e levado para o Aljube, de onde foi depois transferido para Caxias.

Julgado pelo Tribunal Plenário da Boa Hora, é condenado a 16 meses de prisão correcional e a cinco anos de perda de direitos políticos.

Depois da saída da prisão, volta novamente à política, fazendo parte, em 1969, da comissão de apoio à campanha eleitoral do MDP-CDE.

Em 1973, é candidato pelo distrito de Santarém nas listas do MDP-CDE para a Assembleia Nacional.

Seis anos mais tarde, em 1979, Álvaro Favas Brasileiro é eleito pela primeira vez deputado pelo PCP na Assembleia da República.
Quando saiu do Parlamento, em 1991, prosseguiu a intervenção cívica e política, nomeadamente na Assembleia Municipal de Alpiarça, que integrou durante vários mandatos.

«DD»

1 comentário:

Anónimo disse...

o link para a reportagem do TV 4 semanas nao é o correcto. o link correcto é http://tv4.tv4semanas.com/052009/funeral_alvaro_brasileiro_alpiarca.html