.

.

.

.

domingo, 26 de abril de 2009

Jovem palestiniano convidado pela JCP impedido de viajar pelo estado de Israel!

A pedido da "JCP" publicamos o seguinte comunicado:
Como é do conhecimento geral, a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) convidou e tinha tudo preparado para acolher, a partir de hoje, em Portugal, um jovem palestiniano, dirigente da União Democrática de Jovens Palestinianos (UDJP), organização de juventude da Frente Democrática de Libertação da Palestina.

No entanto, esta noite, ao cruzar a fronteira entre a Palestina e a Jordânia, país onde apanharia o avião para Portugal, os soldados israelitas que ilegitimamente controlam a fronteira prenderam este jovem durante toda a noite, impedindo-o assim de viajar e de participar nas iniciativas de solidariedade com a Palestina programadas pela JCP e publicamente anunciadas em nota à comunicação social no dia de ontem.

Este facto merece da JCP a mais veemente denúncia e repúdio, sendo mais uma triste demonstração da realidade vivida pela juventude e povo palestinianos. A falta de liberdade, a ausência de possibilidade de circulação e a total subjugação aos ditames do estado sionista de Israel e dos seus fantoches que fazem do quotidiano dos palestinianos uma constante humilhação ficam aqui claros como água para quem o queira ver.

Em resposta ao sucedido, a JCP manterá o programa que estava programado para denúncia do que se passou neste caso e do que, à sua semelhança, se passa todos os dias na Palestina. As iniciativas contarão com a presença do presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática, organização histórica na luta pela liberdade e democracia, actualmente presidida pela JCP.

Em anexo enviamos ainda uma carta aberta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português e à Embaixada de Israel em Portugal.

Pela nossa parte tudo faremos para que nos planos político, social e institucional esta injustiça não passe incólume, à semelhança dos esforços que desde o primeiro dia fizemos em solidariedade com a lutado povo pela Palestina, pela constituição de um Estado livre, independente e soberano.

Sem comentários: