.

.

.

.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Damos a mão à palmatória mas também damos uma satisfação aos leitores

De um leitor do “Jornal Alpiarcense” recebemos o seguinte comentário:

Meu Caro Adam:

«Nunca fui filiado no PCP nem me interessa a defesa dos tempos da "coxa" que em tudo mandava, mas como Alpiarcense que já por cá anda há muitos anos não posso deixar passar em claro tantas inverdades num único artigo de opinião.
Aliás qualquer um é livre de ter a sua opinião e escrevê-la, mas para isso tem de assentar a sua base de raciocínio em factos reais e não inventados ou ficcionados.
Afirmar que foi o PCP que não quis a Compal para Alpiarça é o mais completo disparate que já vi escrito neste Blogue e acho que o administrador do mesmo não devia deixar publicar tamanha alarvidade.
A fábrica da Compal de Almeirim foi construída antes do 25 de Abril de 1974 e quem impediu a sua localização em Alpiarça foram os nossos grandes agrários que tiveram medo de ficar sem a mão-de-obra para trabalhar nas vinhas.
Outro completo disparate é tentar igualar as assessorias feitas aos presidentes CDU e aos presidentes socialistas, não há comparação possível e o administrador deste Blogue sabe-o bem porque trabalhou na câmara de Alpiarça, em mandatos com as duas maiorias.
Olímpio Oliveira teve uma secretária que era dactilógrafa, nunca ganhou um tostão a mais por isso, nem nessa altura a lei permitia a criação de GAPV's (Gabinetes de Apoio aos Presidentes ou a Vereadores).
Joaquim Matias, então nunca secretária teve, socorria-se do pessoal do expediente.
Armindo Pinhão, professor de profissão e habituado a tudo fazer sozinho, nunca nomeou nem pagou um chavo que fosse a gabinetes de apoio, ele era o presidente e o verdadeiro chefe dos serviços administrativos, quando o Armindo estava na câmara ninguém ia ao chefe de secretaria perguntar nada, a porta do seu gabinete estava escancarada e qualquer funcionário via os seus assuntos ou dúvidas resolvidos na hora, a sua secretária era também uma dactilógrafa a quem ele fornecia toda a documentação minutada pronta a dactilografar e deixava ofícios assinados em branco quando tinha de se ausentar para que o correio seguisse no próprio dia, tal era a confiança que depositava no pessoal.
Com Raul Figueiredo que já vinha de uma Setenave, habituado a "impedidos" nomeou na altura um licenciado em informática de gestão para seu adjunto, foi o primeiro e único elemento de um gabinete de apoio a que CDU alguma vez pagou ordenado como tal, os outros dois "impedidos" ganhavam o ordenado da sua categoria, enquanto funcionários da câmara.
Até na gestão das permanências dos vereadores e nas chefias dos serviços a CDU teve sempre uma gestão muito mais económica, mas isso dava outro capítulo.»



De outro leitor, este comentário.

«Ao senhor Adam só espero que ponha um pouquinho mais de veracidade quando emitir as suas opiniões, se não JA pode correr o risco de perder toda a credibilidade enquanto Jornal de informação que é. Por estas e por outras que as pessoas estão fartas dos políticos e afins como é o caso do Sr. Adam. Com mentiras tão descaradas este Sr. deve ter algum objectivo. Diga lá então aos seus leitores quantos e quais os acessores que os presidentes de camara da CDU tiveram ao longo dos anos. E já agora diga também como é possível que a tal senhora que "mandava" no PCP ser a culpada de a Compal não ter vindo para Alpiarça, se quando a senhora veio "mandar" para o PCP, a Compal já estava instalada em Almeirim há alguns anos? Mais respeito pelas pessoas e por quem lê este Blogue se faz favor e da informação sobre Alpiarça».
(Ver causas dos comentários: ler a crónica escrita por Adam, denominada: "Os alpiarcenses andam indecisos quanto au seu voto")


RESPOSTA DO ADMINISTRADOR:

Sou o primeiro a pedir desculpa aos autores dos comentários acima mencionados.
Reconheço que têm toda a razão no que escrevem, mas a publicação do “Artigo de Opinião” do nosso colaborador Adam passou-nos ao lado, pela simples razão que, no “Jornal Alpiarcense” existe a total liberdade de expressão. Reconheço que desta vez o nosso colaborador ultrapassou um pouco os limites
Reconheço também que o leitor tem toda a razão quando diz: «Afirmar que foi o PCP que não quis a Compal para Alpiarça é o mais completo disparate que já vi escrito neste Blogue e acho que o administrador do mesmo não devia deixar publicar tamanha alarvidade».
«Tamanha alarvidade» como diz o leitor são as palavras correctas a aplicar na crónica escrita pelo nosso colaborador.
Porque sei, como os leitores sabem, que o descrito por Adam, de maneira alguma corresponde à verdade
Tanto que sei, que na qualidade de responsável por este jornal, estou aqui a dar a mão à palmatória como a dar uma satisfação.
Fica a minha promessa de que jamais voltará a ser publicado artigos ou crónicas deste género.
Não é retirada a respectiva crónica, porque se o fizesse, poderia ser entendido como uma «forma de censura» e… censura no “Jornal Alpiarcense” não existe. Também poderia ser considerada «falta de liberdade de expressão» coisa que não queremos que aconteça, porque no “Jornal Alpiarcense a livre expressão é “ponto de honra».
Aqui, no jornal, respeitamos as opiniões de cada um e, especialmente dos nossos colaboradores.
Os escritos dos colaboradores muitas vezes não identificam os princípios editoriais deste jornal. Compete aos mesmos justificarem o que escrevem, mas…tudo tem um limite… e este limite foi agora ultrapassado pelo Adam.
Não volta a acontecer.
Fica a minha promessa que não voltará a ser publicada mais qualquer tipo de colaboração como esta. Citando as palavras do comentarista: a crónica publicada e de autoria de Adam é uma «tamanha alarvidade».
A todos os militantes e simpatizantes do PCP/CDU as nossas desculpas pelo «ponto de vista» do nosso colaborador, que de maneira alguma pode ser adaptado à nossa linha editorial.
Agora, é para dizer: “Vale mais perder um colaborador do que um leitor”

O Administrador: António Centeio

1 comentário:

Anónimo disse...

A historia da Compal nao ter ido para Alpiarça por culpa dos comunistas é uma velha historia comparada à historia de os comunistas comerem criançinhas às refeiçoes.
Mas isso pouco interessa que à semelhança de muitos outros mitos urbanos continuam a ser considerados por muitos 'verdades absolutas' e da parte do Jornal Alpiarcense caberá obviamente alguma filtragem dos artigos de opinião de forma a salvaguardar a verdade historica.
Para boatos, já bastam aqueles que todos nós ouvimos e cujas fontes não podem ser confirmadas.
Mas o mais importante, não será ressuscitar historias com mais de 30 anos mas sim discutir o presente e futuro da nossa terra. Quanto muito, o passado mas sustentado em verdades e não em especulações de pouca credibilidade