.

.

.

.

sábado, 28 de março de 2009

A verdadeira “esquerda” apenas o Partido Comunista a pratica

Artigo de Opinião
Por: Antaeus


Sempre tive pouca simpatia por alguns partidos chamados de esquerda. Uns porque englobam os chamados “expulsos e os oportunistas outros porque defendem princípios que na prática não funcionam como é o caso do Partido Socialista.

O país atravessa uma enorme crise, quer em termos industriais, quer sociais. O desemprego aumenta dia após dia como a criminalidade.
José Sócrates fala de uma forma como tudo esteja sobre rodas. Para ele não há crise nem as coisas estão tão péssimas como dizem. Praticamente está tudo controlado. Se existem culpados é a «comunicação Social».
O defeito dos socialistas, mas de todos, é não darem ouvidos aos outros e muito menos às críticas. Para eles, tudo está bem. São «surdos, mudos e cegos». Estão alheios soa problemas conflituosos que se vão agravando na sociedade.
Sempre admirei o Partido Comunista. Defende a igualdade e não abdica de clamar – mesmo no deserto – das injustiças dos mais fracos como das incorrecções patronais. Ultimamente debate-se pela concessão dos apoios que o Governo concedeu e continua a conceder ao sistema capitalista: os bancos, quando as pequenas empresas, são pura e simplesmente ignoradas ou dificultado o auxílio aos empresários, mesmo que a maioria seja de “vão-de-escada”.
Bate o pé afincadamente e denúncia as barbaridades e injustiças contra os mais desfavorecidos. Isto é aquilo a que chamo um partido de princípios. Não desiste daquilo em que acredita, nem abdica das suas regras.
Só lamento que o mesmo tenha nos seus quadros alguns ortodoxos e fundamentalistas que não permite o partido ir mais longe. Demonstra ainda que possui alguma dificuldade em se adequar às alterações da sociedade como aos anseios de certa camada da população.
Mas acredito terminantemente, que no futuro – não faltará muito – o Partido Comunista e toda a esquerda envolvente irá ter um papel muito importante e activo na sociedade.
Já não digo o mesmo do Partido Socialista, porque chamado que é de “esquerda” é tudo menos socialista.
Saibam os dirigentes comunistas acompanhar as mudanças sociais como amparar os mais desfavorecidos, cujo número aumenta todos os dias, e a mudança vai acontecer. Basta aceitar e compreender as ideias das novas gerações para que o interior do Partido Comunista se modifique. Quando acontecer, então terá a força que nunca teve.

Sem comentários: