.

.

.

.

segunda-feira, 30 de março de 2009

BOM DIA "SENHORA DONA AUTARQUIA"...Junto lhe envio esta "CARTA ABERTA"

Para além dos vários departamentos que a autarquia possui, existe o chamado “Gabinete de Educação” cuja missão é quase desconhecida da maioria dos alpiarcenses. Mas o essencial que deve existir num organismo como a Câmara é que não existe. Um “Gabinete de Relações Públicas (GRP) que deverá prestar toda a informação necessária aos utentes como aos órgãos de comunicação social.

Escrever para a autarquia a fim de saber determinadas informações ou perguntar algo por escrito à presidente da Câmara é tempo perdido. Nunca se obtém qualquer resposta. Até pensamos que deve haver algum boicote na divulgação de notícias e respostas ou então só é divulgado o que convêm aos serviços. Até o site da autarquia está desactualizado que em nada dignifica o seu responsável ou quem não presta as informações a tempo e horas.

A este gabinete caberia a missão de ler diariamente as noticias que são publicadas nos jornais e fazer um sumário a fim de entregar aos responsáveis, nomeadamente à presidente e aos vereadores, para que estes tomassem conhecimento daquilo que é noticiado, porque existe a sensação de pública do boicote à informação de quem deve executar as ordens superiores.

Vejamos: O Vereador do Pelouro de Higiene e Salubridade não deve ler jornais nem estar a par das notícias de Alpiarça porque se estivesse: a sujidade e o lixo existente na Zona Industrial já teria sido retirado; a sujidade e falta de manutenção que paira no Complexo Turístico dos Patudos há muito que já tinha sido efectuado.

Aqui só para nós, que ninguém nos ouve: às vezes até pensamos que os vereadores determinam as “Ordens de Serviço” aos encarregados mas depois estes na prática não as executam nas devidas condições ou da melhor maneira, porque sabem à partida que os senhores vereadores não fiscalizam o cumprimento das ordens que deram, salvo, se: tiverem conhecimento e pouco se importarem das críticas que possam surgir (que o “diabo seja surdo” mas foi um leitor que nos alertou para esta hipótese, coisa que não acreditamos, porque a ser verdade, os eleitos tinham que andar no terreno o que faria com que sujassem os sapatos com pó e, logo: aturarem os desabafos e queixinhas dos munícipes que, em abono da verdade, são chatos como a potassa.)

Escrevemos para a Câmara para sabermos de certas actividades, a digníssima não dá resposta; se escrevermos directamente por via e-mail para a presidente, a informação que recebemos é: «em actualização».

Criar uma “Caixa de Correio” para o departamento de informática da autarquia deve ser algo de outro mundo ou então, tão difícil que desde que a presidente tomou posse e, já lá vão alguns meses, ainda ninguém teve tempo de alterar uma coisa que se faz em minutos.

Um “Gabinete de Relações Públicas” tem um papel crucial na informação como na prestação de esclarecimentos. Se existisse este departamento na autarquia, não haveria necessidade de escrever-se esta crónica como era desnecessário “Jornal Alpiarcense” estar a receber constantemente queixas de leitores para que publique aquilo que todos vêem mas que a senhora autarquia não vê ou finge desconhecer.

Acredite em nós “Senhora Dona Autarquia” porque falamos por experiência própria, não volte as costas à informação local e regional porque se alguém a ser prejudicado, acredite, que será vossemecê “Senhora Dona Autarquia”.

Só queremos o seu bem e, o nosso objectivo é divulgar as suas actividades para uma melhor informação dos leitores como das actividades camarárias. Nós publicamos tudo e não só aquilo que convêm.

"Senhora Dona Autarquia” faça com as suas informações virtuais estejam actualizadas como mande criar um “GRP” e preste-nos as informações solicitadas para que possamos todos juntos colaborar numa melhor informação.

Já agora e, para terminar, "Senhora Dona Autarquia", é uma grande falta de educação e de consideração quando recebemos uma carta e não respondermos a quem nos escreve.

A não responder a quem lhe escreve, demonstra a "Senhora Doma Autarquia” não ser uma “Pessoa de Bem", coisa que não acreditamos de vossemecê porquanto a sua responsável máxima até é doutorada, logo: merece-nos o maior respeito e consideração.

Acredite ou não, apenas queremos o seu bem, porque quando a excelentíssima estiver bem, também nós estamos, salvo se:…. a “Senhora Dona Autarquia” tiver alguma alergia como certa pessoa tinha para com os jornais.

Não acreditamos que sua excelência também tenha esta doença.
Uma boa semana de trabalho!
(N.R.: Já agora, comece a nos escrever, contando-nos algumas coisas para sabermos mais um pouco de si "Senhora Dona Autarquia". Estreite o nosso laço de amizade)

1 comentário:

Anónimo disse...

Como é evidente a srª D. Autarquia
detesta que se saiba o que faz e por onde anda. Como o seu antecessor e actual consultor.