.

.

.

.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Santarém poderá criar um Museu Nacional de Gastronomia

A apresentação do Festival do Magusto teve lugar no dia 16 de Fevereiro, num restaurante de S. Vicente do Paul, no concelho de Santarém. Estiveram presentes António Valente, vereador do Turismo, Octávio Mendes, da Confraria da Gastronomia do Ribatejo e Armando Fernandes, gastrónomo e vice-presidente da ARESP - Associação de Restauração e Similares de Portugal.
Octavio Mendes lembrou que o Magusto é um dos pratos típicos de Santarém e pediu à autarquia para se preocupar, no futuro, com a divulgação de informação sobre o Magusto, de forma a preservar esta tradição.
O Festival do Magusto decorre de 21 de Fevereiro a 8 de Março, em 17 restaurantes do concelho. Por sua vez, falou no exemplo da “Carta Gastronómica das aldeias do Xisto”, que investiga a historia da alimentação e a historia da Gastronomia.
O gastrónomo revelou que este é "um prato de necessidade", ao qual de juntou algo. Assim, o bacalhau serve de acompanhamento e o azeite de condimento. O orador propôs que seja criado, em Santarém, um Museu Nacional de Gastronomia, uma vez que a cozinha oral todos os dias perde uma receita, sempre que morre um velho.
Armando Fernandes defendeu também a manutenção destes pratos ao longo do ano nos restaurantes do concelho, lamentando que haja espaços onde não há um único prato de cariz regional ou nacional.
O gastrónomo defendeu que “a cozinha escrita é a dos ricos”, ao passo que a cozinha oral é eminente popular. A terminar, António Valente referiu que o Festival do Magusto é o primeiro do ciclo Saberes & Sabores e um dos mais fortes do calendário anual da autarquia. O autarca frisou que a Câmara Municipal de Santarém aposta na qualidade da gastronomia, seja ao nível dos restaurantes, dos doces , dos azeites ou dos vinhos.

Sem comentários: